Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Instagram será usado para compreender a humanidade

A Universidade de Cornell acredita que a inteligência artificial será uma importante ferramenta para analisar os milhões de fotografias publicadas todos os dias na rede social.

Instagram será usado para compreender a humanidade
Notícias ao Minuto

19:30 - 19/06/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Estudo

O Instagram não serve apenas para partilhar fotografias na praia ou a refeição saudável da semana. É também uma ferramenta relevante para perceber tendências e compreender a mentalidade dos seres humanos. Pelo menos é esta a convicção da Universidade de Cornell, nos EUA, que pretende usar a rede social como ferramenta de investigação.

Foi esta a conclusão depois de um estudo que teve lugar em vários períodos entre 2013 e 2016 em 44 cidades diferentes. Como parte deste estudo foram descarregadas cerca de cem milhões de imagens e, recorrendo a inteligência artificial, foram excluídas todas as fotografias sem seres humanos graças a sistemas de reconhecimento facial.

Uma vez reduzido o número de fotografias, foram empregues algoritmos de reconhecimento de objetos que distinguiram tipos de roupa diferentes e todos os pormenores descritivos como cor, tamanho e padrões mais populares. Desta forma, o grupo de investigadores da Universidade de Cornell foi capaz de apurar diferentes tendências entre os utilizadores do Insagram.

“Imaginem um futuro antropologista com acesso triliões de fotografias de pessoas – tiradas ao longo de séculos em todo o mundo – e equipados com ferramentas eficazes para analisar estas fotografias para ter informação. Que tipos de questões poderão ser respondidas? Este problema de descoberta de dados com base visual ainda é nova mas está a começar a ganhar atenção na visão e gráficos de computadores”, escreveu a equipa responsável pela investigação.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório