Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

À procura de um novo computador? Eis ao que deve prestar atenção

Pode ser difícil concentrar-se no essencial quando há tantas especificações e pequenos detalhes para comparar.

À procura de um novo computador? Eis ao que deve prestar atenção
Notícias ao Minuto

11:43 - 26/05/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Compra

Para muitos consumidores o ato de comprar um computador é motivo de muita pesquisa, investigação e, por vezes, confusão. A quantidade de marcas, modelos, especificações e gama de preços são tantos que é fácil perder o foco.

Tal como refere o Popular Science, o ato de comprar um computador deve ser o reflexo de uma necessidade real, com o equipamento, especificações e funcionalidades a terem de responder apropriadamente a isto mesmo

Abaixo pode encontrar alguns dos principais pontos que deve ter em conta caso pretenda comprar um computador nos próximos tempos.

Portabilidade ou desempenho?

Está constantemente a viajar ou o novo computador terá um lugar mais fixo? A resposta a esta pergunta determinará se deve apostar num portátil mais fino e com um design confortável ou, por outro lado, a um equipamento mais robusto e pesado.

A escolha de um computador é sempre um compromisso entre portabilidade e desempenho pelo que muito dificilmente poderá ter um e o outro no mesmo dispositivo.

O sistema operativo

A escolha entre Windows e macOS dependende inteiramente da sua preferência. Ambos têm assistentes virtuais, armazenamento na cloud e ambiente unificado entre computadores e outros dispositivos.

Se já tem um iPhone poderá querer avaliar a compra de um Mac mas, por outro lado, o Windows continua a estar mais difundido e a ter a preferência dos developers para o lançamento de novo software. Porém, esta preferência pode torná-lo mais vulnerável a ataques, pelo que poderá querer tomar cuidados acrescidos com a sua segurança.

Escolha as especificações

Ao comprar um computador tem de ter presente a importância de cada componente para o desempenho do seu computador. O processador será importante para o desempenho da máquina e para a forma como a bateria é gerida, quanto mais memória RAM tiver mais coisas poderá fazer ao mesmo tempo (quantidade de páginas de internet, programas, imagens e vídeo abertos ao mesmo tempo) e a placa gráfica é um aspeto incontornável para os ‘gamers’.

Depois há outros pormenores que valem a pena prestar atenção como quantidade (e diversidade) de portas para conetores, tamanho do disco rígido, etc.

Veja o preço e não se esqueça de experimentar

O preço será sempre um dos fatores principais por isso nunca perca de vista o seu orçamento para um computador novo. Desta forma vai conseguir eliminar grande parte das opções que se venham a apresentar.

Se puder, vá a lojas e procure saber como se sente com o computador nas mãos e a usar o teclado, sendo também recomendável que leia algumas opiniões e análises de sites especializados.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório