Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Android tem uma nova vulnerabilidade. E todos estão em risco

A vulnerabilidade é conhecida como ‘Cloak & Dagger’ e pode ser encontrada em aplicações presentes na Play Store.

Android tem uma nova vulnerabilidade. E todos estão em risco
Notícias ao Minuto

08:22 - 26/05/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Permissão

Há uma nova vulnerabilidade para a qual os utilizadores de dispositivos Android têm de estar alerta. A vulnerabilidade é conhecida como ‘Cloak & Dagger’, permite que um hacker tome total controlo de um dispositivo móvel alheio e afeta até as mais recentes versões do sistema operativo da Google.

Conta o TechCrunch que o ‘Cloak & Dagger’ tira partido de permissões específicas que não notificam o utilizador em aplicações presentes na loja oficial da Google, a Play Store.

Ao que parece uma dessas permissões é a capacidade de abrir uma pequena janela por cima de outra app a ser utilizada ou um objeto transparente com que o utilizador pode interagir.

A vulnerabilidade permite seguir as atividades do utilizador no smartphone, o que abre espaço à introdução de código PIN, autenticação por dois passos, o roubo de dados e palavras-passe e até tomar controlo remoto de todo o dispositivo.

A Google já se manifestou sobre esta vulnerabilidade no seu sistema operativo:

“Temos estado em contacto com os investigadores [responsáveis pela descoberta] e, como sempre, apreciamos os seus esforços para ajudar a manter os utilizadores seguros. Atualizámos o Google Play Protect – os nossos serviços de segurança em todos os dispositivos Android com o Google Play – para detetar e prevenir a instalação destas aplicações. Antes deste relatório já tínhamos construído novas proteções de segurança no Android O que fortalecerão ainda mais a nossa proteção destes problemas daqui para a frente.”

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório