Se costuma ver filmes e séries através do seu computador com recurso a leitores de media como o VLC então tenha atenção e proteja-se. A empresa de segurança Checkpoint lançou o alerta que alguns dos leitores de media mais utilizados têm vulnerabilidades que permitem a hackers invadirem computadores usando uma legenda com software malicioso.
A Checkpoint estima que cerca de 200 milhões de pessoas correm o risco de serem vítimas deste tipo de ataque, pelo que incentiva que todos os que usem leitores de media como o PopcornTime, o Kodi, o VLC ou o Stremio atualizem o software de modo a protegerem-se contra essa possibilidade.
Apesar de a vulnerabilidade estar presente nos leitores de media, o verdadeiro perigo os ficheiros de legendas descarregados de sites como o OpenSubtitles. Nota o Gizmodo que a investigação da Checkpoint mostra ainda quão fácil é manipular os resultados de pesquisa de sites de partilha de legendas, sendo possível que os ficheiros maliciosos sejam os primeiros a aparecer nas pesquisas.