Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Vê a Tesla com bons olhos? Os trabalhadores da fábrica têm outra opinião

A fábrica da empresa de Elon Musk está localizada em Fremunt, no estado da Califórnia, e emprega cerca de dez mil colaboradores.

Vê a Tesla com bons olhos? Os trabalhadores da fábrica têm outra opinião

A Tesla é vista atualmente como um exemplo pela forma como está a impulsionar a indústria automóvel, não só no que diz respeito a veículos elétricos como também ao (ambicioso) projeto de criar um sistema de condução autónoma. Os objetivos são louváveis mas, de acordo com os relatos de colaboradores da empresa de Elon Musk partilhados pelo The Guardian, os meios não são tão bem vistos.

Conta a publicação britânica que os trabalhadores da fábrica da Tesla localizada em Fremont, no estado da Califórnia, denunciam pressão laboral excessiva resultante dos objetivos de produção agressivos de Musk, o que resulta muitas vezes num ambiente de trabalho pouco seguro.

Na verdade, é referido que desde 2014 já foram chamadas ambulâncias em mais de cem ocasiões em que trabalhadores sentiram dores, sofreram desmaios ou começaram a respirar de forma anormal.

“Já vi pessoas a desmaiar, cair no chão como uma panqueca e a partir a cabeça. Dizem-nos apenas para trabalhar à volta dele enquanto está caído no chão”, conta um técnico de produção da Tesla, Jonathan Galescu.

Em defesa da sua empresa, Musk concede que os trabalhadores “passam por alturas complicadas ao trabalhar longas horas e em funções difíceis” e que se importa com o seu bem-estar e saúde. Porém, é apontado também que a situação tem melhorado de forma significante ao longo do último ano.

“Estamos a tentar fazer o bem pelo mundo e acreditamos que em fazer o que está certo. E isso estende-se com a preocupação pela saúde e bem-estar de todos dentro da empresa”, afirmou Musk.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório