Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Ataque a Zomato rouba dados de 17 milhões de utilizadores

A maior plataforma online indiana de reservas de restaurantes e entrega de refeições, Zomato, anunciou hoje o roubo de dados pessoais de 17 milhões de utilizadores, num ataque informático, mas garantiu que as informações financeiras não foram afetadas.

Ataque a Zomato rouba dados de 17 milhões de utilizadores
Notícias ao Minuto

13:48 - 18/05/17 por Notícias ao Minuto com Lusa

Tech Ataque

Os piratas informáticos conseguiram aceder aos nomes, endereços eletrónicos e palavras-passe encriptadas dos clientes da plataforma.

A 'startup' de origem indiana, que também opera em Portugal, assegurou que os atacantes não dispõem dos códigos para descodificar estas palavras-passe.

O responsável informático da Zomato, Gunjan Patidar, citado pela agência France-Presse, afirmou que os dados financeiros dos clientes estão alojados numa base de dados diferente, que não foi atingida neste ataque, e que, por isso, eles não foram comprometidos.

"Nenhuma informação relativa aos pagamentos foi roubada", declarou a Zomato, num comunicado divulgado na página da internet da plataforma, que indicou também que os trabalhadores da 'startup' reviram todos os sistemas para averiguar outros eventuais roubos.

"Os vossos dados de cartões de crédito na Zomato estão totalmente em segurança, portanto não é preciso ficarem preocupados", garantiu Patidar.

As palavras-passe dos utilizadores atingidos foram modificadas "por precaução", refere a mesma nota.

Meios de comunicação indianos, citando um sítio especializado, referem que o arquivo de dados pirateados foi vendido em leilão por mil dólares numa rede paralela anónima.

Contactada pelo Tech ao Minuto, a Zomato em Portugal afirma que "não registou qualquer problema", apontando que "a falha de segurança afetou apenas alguns acessos à plataforma".

A Zomata, que reivindica 120 milhões de visitas mensais, afirmou que vai reforçar os protocolos de segurança.

A empresa, fundada em 2008, opera em 24 países.

A pirataria foi anunciada alguns dias depois do grande ataque informático do vírus Wannacry, que atingiu centenas de milhares de computadores em todo o mundo na semana passada.

[Notícia atualizada às15:56]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório