Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ciberataque global atingiu 74 países, refere empresa russa Kaspersky

A empresa russa de segurança informática Kaspersky calculou hoje em mais de 45.000 os ciberataques registados pelo vírus do tipo 'ransomware', que atingiu infraestruturas de 74 países.

Ciberataque global atingiu 74 países, refere empresa russa Kaspersky
Notícias ao Minuto

20:29 - 12/05/17 por Lusa

Tech Cibersegurança

"Até ao momento registámos 45.000 ataques (...) em 74 países. Os números continuam a aumentar inusitadamente", revelou Costin Raiu, diretor global da equipa de Investigação Análises do Laboratório Kaspersky, na sua conta na rede social Twitter.

Raiu acrescentou que a mensagem que inicia o ciberataque, que afetou países como Portugal, Espanha, Reino Unido, Turquia, Ucrânia ou a própria Rússia, está escrita em romeno, mas não por um natural do país.

Kaspersky, empresa que fabrica 'software' de segurança informática, enviou à agência noticiosa Efe um comunicado em que assegura ter identificado o 'rootkit' utilizado para desencadear o ciberataque, que é MEM:Trojan.Win.64.EquationDrug.gen).

Segundo a nota, o ataque discriminado ocorreu através de um sistema de propagação que utiliza uma vulnerabilidade detetada na Microsoft.

A nota destaca que os piratas informáticos exigem como recompensa 600 dólares (551 euros) sob a forma de 'bitcoin', moeda virtual que não pode ser rastreada.

"O maior número de tentativas de ciberataque foi detetado na Rússia", sublinhou o mesmo responsável.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório