Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Astrónomos observaram ondas de lava numa das luas de Júpiter

Astrónomos observaram ondas de lava na maior cratera vulcânica de Io, uma das luas de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, revela um estudo que será publicado na quinta-feira pela revista científica Nature.

Astrónomos observaram ondas de lava numa das luas de Júpiter
Notícias ao Minuto

18:30 - 10/05/17 por Lusa

Tech Io

Uma equipa de astrónomos das universidades da Califórnia e da Virgínia, nos Estados Unidos, tirou partido de um raro alinhamento orbital, ocorrido a 08 de março de 2015, entre Io e Europa, outra das luas de Júpiter, para obter o mapa mais detalhado do lago de lava da maior cratera vulcânica em Io, a Loki Patera.

A lua Io é considerada o corpo celeste com mais atividade vulcânica do Sistema Solar.

Em 2015, Europa, a mais pequena das quatro luas de Júpiter descobertas pelo astrónomo Galileu Galilei, em 1610, passou em frente de Io, bloqueando gradualmente a luz da lua vulcânica.

A superfície de Europa é revestida por gelo, pelo que reflete muito pouco a luz solar no comprimento de onda infravermelho, permitindo aos astrónomos isolarem com precisão o calor emanado dos vulcões na superfície de Io.

Os dados no infravermelho indiciam, segundo um comunicado da Universidade da Califórnia hoje divulgado, que a temperatura da superfície de Loki Patera aumentou constantemente de uma extremidade à outra e sugerem que a lava formou duas ondas, com cada uma a 'varrer' a cratera na direção de oeste para leste e a 'percorrer' uma distância de aproximadamente um quilómetro por dia.

A cratera Loki Patera tem cerca de 200 quilómetros de diâmetro.

As imagens de Loki Patera foram captadas pelo Grande Telescópio Binocular, instalado nas montanhas do Arizona, nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório