Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

4Gamers: O evento para jogadores onde o velho se junta ao novo

O espaço de consolas Retro e a zona de eSports foram os grandes destaques do evento que se realizou na MEO Arena e Sala Tejo no fim-de-semana passado.

Notícias ao Minuto

12:30 - 09/05/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Gaming

Os videojogos estão a ganhar cada vez mais aficionados entre a sociedade portuguesa, uma preponderância que se justifica não só pela nostalgia de plataformas do passado como também pela crescente comunidade de eSports. O evento 4Gamers é o resultado disto mesmo e o Tech ao Minuto foi conhecê-lo.

Foi este fim-de-semana que se reuniram na MEO Arena e Sala Tejo aficionados de videojogos de todo o país. Apesar de surgir aliado ao Iberanime (evento já conhecido pelo foco na animação japonesa e cultura nipónica), o 4Gamers assumiu-se como um evento separado com áreas de grande interesse para quem tem os videojogos como hobby de preferência.

Como principais áreas, o 4Gamers ofereceu aos visitantes a oportunidade de testar múltiplas consolas Retro numa área dedicada e ainda conhecer alguns dos youtubers que mais estão a dar que falar nas plataformas digitais. Além disso, foi também possível encontrar uma área dedicada a instituições de ensino superior onde é possível perseguir uma carreira na indústria dos videojogos.

Porém, quem esteve na Sala Tejo sabe que foi impossível escapar aos torneios de eSports, com duas áreas de grande dimensão onde equipas profissionais de ‘League of Legends’ e ‘Counter-Strike’ competiram em torneios e mediram as suas habilidades. É esta mistura entre tendências antigas e atuais dos videojogos que o 4Gamers integrou de forma tão bem-sucedida e que o tornou um evento que valeu a pena visitar durante o fim-de-semana passado.

As novidades da PlayStation

Quem marcou presença no 4Gamers teve também acesso a uma área dedicada à PlayStation, área esta onde foi possível experimentar alguns dos principais títulos que a marca tem para os próximos meses. ‘Injustice 2’, ‘WipEout Omega Collection’ e ‘Gran Turismo Sport’ são títulos que valem a pena referir, sendo que há outros dois que mereceram especial atenção.

Um deles é ‘Strikers Edge’, um título de produção nacional que venceu a primeira edição dos Prémios PlayStation, valendo-lhe a atenção dos jogadores ao longo dos últimos meses. O facto de ter merecido nomeações para melhor jogo independente em eventos internacionais como o Pax South também ajuda a que este jogo criado pelo estúdio Fun Punch tenh vindo a ganhar nome.

O jogo é simples e procura oferecer batalhas intensas entre dois jogadores. Cada um deles escolhe um guerreiro que – tal como no jogo do ‘Mata – ocupa metade de um campo, um terreno onde devem usar a sua pontaria e habilidades extra para derrotar o adversário. Apesar de nada ter sido anunciado a respeito da data de lançamento, ‘Strikers Edge’ chegará com toda a certeza à loja virtual da PlayStation 4.

O outro título que merece ser mencionado é ‘Farpoint’. Um shooter exclusivo para os óculos PlayStation VR, ‘Farpoint’ representa a aposta continuada da divisão de jogos da tecnológica japonesa na realidade virtual. O jogo coloca o jogador na pele de um soldado num planeta alienígena hostil, o qual colocará vários perigos que podem ser eliminados com armas de fogo.

E porque a experiência se quer imersiva, o jogo permite que seja utilizado o comando de movimentos Move como arma, algo que pode vir a dar origem a sessões de jogo cheias de emoções fortes.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório