Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Google e Facebook 'atacadas' perdem 100 milhões de dólares

Nenhuma das duas tecnológicas se pronunciou sobre o tema antes de terem sido confrontadas com a questão.

Google e Facebook 'atacadas' perdem 100 milhões de dólares
Notícias ao Minuto

19:08 - 28/04/17 por Patrícia Martins Carvalho

Tech Esquema

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América revelou, no mês passado, que duas gigantes tecnológicas do país haviam sido alvo de um ataque que, no total, as tinha feito perder 100 milhões de dólares, o equivalente a 91,7 milhões de euros.

Embora a identidade das duas empresas não tivesse sido revelada, a revista Fortune conseguiu descobrir que se trata da Google e do Facebook.

O crime foi cometido por um homem de 40 anos, natural da Lituânia e de nome Evaldas Rimasauskas que criou emails falsos e até carimbos em nome da empresa Quanta Computer, com quem a Google e o Facebook fazem negócios.

Ora, Evaldas conseguiu convencer os departamentos financeiros das duas tecnológicas a pagarem avultadas quantias de dinheiro por componentes eletrónicos que lhes haviam sido alegadamente vendidos.

Quando as duas empresas perceberam o que se estava a passar, Evaldas já tinha arrecadado 100 milhões de dólares, valor que distribui por diversas contas espalhadas pela Europa de Leste.

Em resposta à Fortune, tanto o Facebook como a Google disseram já ter recuperado boa parte do dinheiro roubado, não se tendo alargado em mais comentários sobre o caso.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório