Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Vírus para Android esteve disponível na Google Play durante três anos

Apesar de a app ter sido eliminada, a Google alerta que o código que permite infetar os dispositivos tenha migrado para outro vírus.

Vírus para Android esteve disponível na Google Play durante três anos
Notícias ao Minuto

18:09 - 25/04/17 por Patrícia Martins Carvalho

Tech Smartphones

Chamava-se System Update e estava disponível para download na Google Play. Descrita como uma atualização para o sistema operativo Android, esta aplicação não era mais do que um vírus.

A descoberta, feita pela empresa de segurança cibernética Zscaler, foi divulgada na última sexta-feira, segundo o noticiado pelo site Digital Trends. Os especialistas revelaram ainda que a app esteve disponível para download durante três anos, tendo sido descarregada mais de um milhão de vezes antes de ser eliminada da loja online da Google.

O vírus atuava assim que era instalado no smartphone. Quando o utilizador tentava abrir a app surgia uma mensagem de erro. Depois o símbolo da aplicação desaparecia, como se não tivesse sido instalada no smartphone, mas a verdade é que o vírus continuava a atuar no sistema, sem que o utilizador se apercebesse, instalando um spyware chamado SMSVova.

A partir deste momento, o smartphone estava à mercê de um qualquer pirata informático que conseguia aceder aos telemóveis enviando apenas uma SMS com o texto ‘get faq’. Enviada esta mensagem, o hacker conseguia aceder remotamente ao dispositivo, podendo, inclusivamente, mudar o código de desbloqueio do mesmo, bem como aceder a dados pessoais sensíveis.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório