Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Festival de Robótica em Coimbra destaca vertente competitiva

A organização do Festival Nacional de Robótica, em Coimbra, espera receber alguns milhares de visitantes, entre quarta-feira e domingo, num evento onde será possível ver robôs a jogar futebol ou a dançar.

Festival de Robótica em Coimbra destaca vertente competitiva
Notícias ao Minuto

17:50 - 24/04/17 por Lusa

Tech Eventos

O Festival Nacional de Robótica, de entrada gratuita, vai contar com uma conferência científica, várias competições de robótica (futebol, resgate ou dança), oficinas e uma feira de emprego, entre outras iniciativas.

Lino Marques, da organização, espera "alguns milhares de pessoas" no festival, sendo a competição de robótica, que decorre de sexta-feira a domingo, o evento que normalmente "atrai mais pessoas".

A competição, que se vai realizar no Estádio Universitário de Coimbra, é uma espécie de operação de charme para cativar os mais novos, procurando "promover o interesse pela robótica" nos jovens.

Segundo o responsável, estarão 500 pessoas "a participar nas competições" e 70 a 80 pessoas na conferência científica, que decorre no Convento São Francisco, onde será debatida a capacidade das provas ou de ambientes competitivos para "promover desenvolvimentos na robótica".

Das mensagens que a organização foi recebendo, já "dá para perceber que o evento está a atrair escolas de todo o país" que pretendem assistir ao festival, disse à agência Lusa Lino Marques.

Durante cinco dias, o Festival Nacional de Robótica acolhe diversas competições (júnior e sénior), nomeadamente de futebol com robôs e de simulação, de condução autónoma, de busca e salvamento ou de dança.

Também durante o evento, haverá oficinas para ensinar pessoas com pouca ou nenhuma experiência "os principais fundamentos da robótica", uma feira de emprego onde estudantes poderão contactar com empregadores da área e ainda "mesas de inovação, onde patrocinadores terão acesso a um painel de cientistas e onde poderão expor problemas que envolvam robótica, podendo daí surgir canais de cooperação e futuros projetos", explanou Lino Marques.

Na conferência científica, vão participar Raj Madhavan, especialista focado na aplicação da robótica na melhoria das condições de vida em comunidades subdesenvolvidas, e Nikos Tsagarakis, o principal investigador no Humanoid and Human Centre Mechatronics Lab, do Instituto Italiano de Tecnologia.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório