Pode ter sido resolvido um dos maiores obstáculos na colonização de Marte

O solo e poeira do ‘planeta vermelho’ poderão ser usados como matéria-prima em ferramentas e estruturas.

© SpaceX
Tech Ferramentas

Quando se fala de colonizar Marte um dos obstáculos apontados mais frequentemente é a escassez de recursos naturais, o que obrigaria a que os primeiros colonos fossem carregados de ferramentas, estruturas, veículos e máquinas na primeira viagem ao ‘planeta vermelho’. Porém, um grupo de investigadores norte-americanos pode ter solucionado a questão com impressão 3D.

PUB

Mas esta não é uma impressão 3D convencional, uma vez que não usa material como plástico, mas sim poeira do solo de Marte ou da Lua. Em teoria, o método criado por estes investigadores poderá ser usado para criar ferramentas, habitats e estruturas necessárias para construir uma colónia.

A quantidade de recursos limitados que estaria disponível para os primeiros colonos torna a possibilidade de usar impressão 3D uma opção muito atraente (e viável) para as primeiras viagens a Marte. Tendo em conta que agências aeronáuticas como a SpaceX de Elon Musk planeiam ir a Marte durante a próxima década, é de esperar que não falte muito até se verificar a utilidade.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser