Meteorologia

  • 25 JANEIRO 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

Há um novo vírus em smartphones Android capaz de espiar conversas

Conhecido em sistemas iOS como ‘Pegasus’, o vírus chegou ao Android com o nome ‘Chrysaor’ e tira partido de vulnerabilidades diferentes.

Há um novo vírus em smartphones Android capaz de espiar conversas

O ‘Pegasus’ foi um dos vírus que recentemente mais deu que falar em sistemas iOS, não só pela capacidade de roubar o histórico de mensagens de qualquer app como o WhatsApp ou o Messenger, mas também pela forma como tirava partido de três vulnerabilidades do sistema operativo da Apple. A ‘empresa da maçã’ corrigiu a situação mas isso não eliminou o vírus completamente, que entretanto encontrou uma nova ‘casa’ no Android.

Agora o ‘Pegasus’ dá pelo nome de ‘Chrysaor’ e conta a empresa de segurança Lookout que o vírus tira partido de vulnerabilidades diferentes do sistema operativo da Google, com o objetivo a ter-se mantido o mesmo. Roubar o histórico de mensagens ainda é uma das capacidades deste vírus, que agora consegue penetrar ainda mais no sistema operativo para se auto-destruir caso se descubra a sua existência, conta o Olhar Digital.

De acordo com a Google, o ‘Chrysaor’ foi detetado em menos de três dúzias de dispositivos e garantiu que não está presente em aplicações disponíveis na Play Store. Isto indica que o vírus apenas está presente em lojas não-oficiais, pelo que será boa ideia evitá-las para evitar ser infetado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório