Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Sonda Cassini prepara manobras para entrar na atmosfera de Saturno

A sonda Cassini, em órbita de Saturno desde 2014, prepara manobras para entrar na atmosfera do planeta gigante gasoso a 15 de setembro, informou hoje a agência espacial norte-americana NASA.

Notícias ao Minuto

17:37 - 05/04/17 por Notícias ao Minuto com Lusa

Tech Espaço

A primeira manobra começará com uma última aproximação a Titã, uma das luas de Saturno, a 22 de abril.

Dotada de 12 instrumentos científicos, a sonda vai efetuar, a 26 de abril, a primeira descida ao espaço inexplorado de 2.400 quilómetros que separa o planeta dos seus anéis.

"Nenhuma sonda se aventurou nesta região única que vamos tentar atravessar 22 vezes", explicou, citado pela agência AFP, o adjunto da direção das missões científicas da NASA, Thomas Zurbuchen.

Segundo o investigador, a informação recolhida a partir das últimas trajetórias da Cassini poderá permitir uma melhor compreensão da formação e da evolução dos planetas gigantes e dos sistemas planetários em geral.

Importantes descobertas fora feitas graças à sonda, como a da existência de um vasto oceano sob a superfície gelada da lua Encélado e de mares de metano líquido em Titã.

A NASA vai ter que decidir qual a melhor maneira de terminar a missão a Saturno, uma vez que a Cassini já não tem muito combustível.

"A Cassini vai fazer algumas das suas observações mais extraordinárias no final da sua longa vida", vaticinou a coordenadora da missão científica no Jet Propulsion Laboratory da NASA, Linda Spilker.

A equipa espera obter dados sobre a estrutura interna de Saturno e a origem dos seus anéis, assim como imagens sem precedentes das neblinas saturnianas.

Quando entrar na atmosfera do planeta, a sonda continuará a transmitir informação a partir de muitos dos seus instrumentos, nomeadamente sobre a composição da atmosfera, até à perda do seu sinal.

Lançada no espaço há cerca de 20 anos, a sonda deve o seu nome ao astrónomo italiano Giovanni Cassini (1625-1712), que descobriu quatro luas de Saturno e observou a divisão de anéis do planeta.

[Notícia atualizada às 07:25 de 06/04]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório