Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Técnico vai usar supercomputador para estudar tempestades de estrelas

O Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, ganhou um projeto europeu para aceder a um supercomputador em Espanha, um dos mais rápidos do mundo, para estudar, através de simulações numéricas, os processos físicos de tempestades de estrelas mais violentas.

Técnico vai usar supercomputador para estudar tempestades de estrelas
Notícias ao Minuto

17:37 - 04/04/17 por Lusa

Tech Espanha

A informação foi prestada hoje à Lusa pelo líder da equipa de investigadores, Luís Oliveira e Silva, do Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST.

Até 2018, a equipa vai usar 45 milhões de horas de computação no supercomputador MareNostrum 4, que funciona no Barcelona Supercomputing Center - Centro Nacional de Supercomputação.

O supercomputador permite fazer cálculos e executar programas usando milhares de processadores ao mesmo tempo, explicou Luís Oliveira e Silva.

Com o tempo de computação obtido, a equipa do IST pretende testar hipóteses e modelos, através de simulações numéricas, dos processos físicos correspondentes a tempestades eletromagnéticas de estrelas mais violentas, como pulsares e magnetares (estrelas de neutrões com campos magnéticos muito fortes).

O acesso do IST ao MareNostrum 4 foi feito através uma candidatura ao consórcio europeu de supercomputação PRACE, do qual Portugal faz parte.

O consórcio, que junta os maiores centros de supercomputação da Europa, disponibiliza tempo de supercomputação para a indústria e a investigação científica.

O valor das horas de computação atribuídas ao Instituto Superior Técnico ronda os dois milhões de euros, sendo que o trabalho do IST será realizado em colaboração com o Instituto de Estudos Avançados em Princeton, nos Estados Unidos, indicou o IST em comunicado.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório