Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Tecnologia transforma em combustível plásticos que poluem oceanos

Um desportista náutico e um especialista em química anunciaram ter descoberto forma de transformar em combustível resíduos de plástico que poluem os oceanos, tecnologia que poderia ser instalada diretamente em embarcações.

Tecnologia transforma em combustível plásticos que poluem oceanos
Notícias ao Minuto

17:01 - 03/04/17 por Lusa

Tech Inovação

"Estão a desenvolver um processo para reutilizar determinados plásticos, que passam de lixo sem utilidade a combustível com valor, através de um pequeno reator móvel", refere uma informação da Sociedade Norte-Americana de Química hoje divulgada.

Os dois empreendedores, que apresentam hoje o projeto no 253.º Encontro Nacional e Exposição daquela Sociedade, a decorrer em San Francisco, Estados Unidos, dizem aspirar a que a tecnologia "possa um dia ser globalmente instalada em terra e, possivelmente, colocada nos barcos de modo a converter o lixo de plástico que está no oceano em combustível para alimentar as embarcações".

"Alguns anos atrás, estava a navegar pelo canal de Panamá, e quando parei numa ilha no lado do Atlântico, fiquei admirado com a quantidade de plástico que cobria a praia. Pensei que, se tivesse a oportunidade de fazer alguma coisa, devia faze-lo", disse o marinheiro James Holm.

Acabou por criar uma organização sem fins lucrativos, a Clean Oceans International.

O especialista em química orgânica Swaminathan Ramesh, investigador na empresa BASF durante 23 anos e que "procurava uma ideia com o poder de mudar o mundo", juntou os seus conhecimentos às preocupações de James Holm relacionadas com a poluição do oceano devido aos plásticos.

O projeto baseia-se na simplificação da tecnologia da pirólise (decomposição molecular através do calor e na ausência de oxigénio), usada para decompor compostos plásticos derivados de hidrocarbonetos (petróleo), mas que exige processos complexos e dispendiosos para refinar como combustível a matéria resultante.

O novo processo utiliza um catalisador, que atua sobre uma reação de pirólise controlada para produzir diretamente combustível semelhante ao gasóleo sem necessidade de posterior refinação e é economicamente viável em pequena escala, funciona a baixas temperaturas e é móvel, explica a informação da Sociedade Norte-Americana de Química.

"Se conseguirmos que pessoas em todo o mundo utilizem isto para transformar resíduos de plástico em combustível e ganhem dinheiro, ficaremos a ganhar. Podemos mesmo eliminar o lixo de plástico antes de chegar aos oceanos, criando valor localmente, numa base global", defendeu James Holm.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório