Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Descoberta portuguesa abre portas a uso de hidrogénio como energia

Uma equipa de investigadores do ITQB NOVA estudou um grupo especial de enzimas com capacidade de produção de hidrogénio surpreendentemente alta.

Descoberta portuguesa abre portas a uso de hidrogénio como energia
Notícias ao Minuto

09:22 - 23/03/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Enzima

Uma descoberta de um grupo de investigadores portugueses pode permitir produzir hidrogénio de forma mais eficaz e mais barata, abrindo portas à utilização deste gás como fonte de energia. A descoberta foi publicada recentemente pela revista científica Nature Chemical Biology.

Os responsáveis pela descoberta – os autores Inês Cardoso Pereira e Pedro Matias juntamente com a aluna de doutoramento Marta C. Marques – são do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA) e observaram um grupo de enzimas com capacidade para a produção deste gás.

Estas enzimas, de nome hidrogenases, conseguem produzir hidrogénio unindo dois protões e dois eletrões para formar uma molécula de hidrogénio. Simples mas, como a equipa nota, a reação química necessária é complexa e está dependente de uma grande quantidade de energia para se concretizar, tendo o selénio como elemento crucial para esta reação.

"Já sabíamos que o selénio era muito importante para a actividade desta hidrogenase, mas não sabíamos exactamente quanto, nem porquê. O que fizemos para perceber o seu papel foi usar a engenharia de proteínas para substituir o selénio por um elemento semelhante, o enxofre, e ver o que acontecia", nota Inês Cardoso Pereira. "Depois determinámos a estrutura molecular deste variante em diferentes condições de exposição ao oxigénio, o que nos permitiu ver quais as mudanças provocadas pela substituição daquele átomo.”

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório