Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Novo Android quer provar que o segredo está nos 'pormaiores'

Um aprofundar da forma como o smartphone gere a bateria, como funcionam as notificações e ainda um redesenhar da área de definições são por enquanto algumas das novidades da versão preview do Android O.

Novo Android quer provar que o segredo está nos 'pormaiores'
Notícias ao Minuto

08:24 - 22/03/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Google

A Google lançou a versão ‘preview’ da próxima incursão do seu sistema operativo, por agora conhecido simplesmente como Android O. Enquanto o doce atribuído a esta versão ainda é um mistério (Oreo parece óbvio), algumas das principais funcionalidades desta versão já são conhecidas.

Uma delas é a gestão da bateria. A Google continua a tentar mitigar aquela que ainda é uma das críticas mais recorrentes aos smartphones de hoje em dia, procurando limitar aquilo que as aplicações conseguem fazer enquanto não estão a ser utilizadas. Transmissões de dados, serviços e atualizações de localização são apenas algumas das áreas que a Google começará a impor limites.

Outra grande novidade são as notificações, as quais os utilizadores podem gerir e personalizar aos seus gostos. Exemplifica o The Verge que, caso o utilizar queira receber notificações de uma app de notícias mas apenas das relacionadas com tecnologia, pode fazê-lo. Será possível agrupar as notificações em ‘canais’. Imagina-se que, no que diz respeito a aplicações de mensagens, será possível apontar as pessoas de quem quer realmente ser notificado a cada nova mensagem.

Resta ainda falar da área de ‘Definições’, cujo menu foi ligeiramente alterado de modo a facilitar encontrar a informação que se necessita. Um visual mais leve e uma interface ainda mais simples poderão fazer a diferença na experiência de utilizar que, prevê-se, seja muito mais fluída e intuitiva no Android O.

Como habitual, é esperado que a Google faça várias atualizações a esta versão ‘preview’, pelo que nada é certo até ao lançamento do Android O mais perto do final do ano.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório