Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Estudo confirma que videojogos não causam comportamento agressivo

Investigadores alemães desmistificaram uma das questões que mais tem preocupado pais e educadores ao longo das últimas décadas.

Estudo confirma que videojogos não causam comportamento agressivo

A popularidade crescente dos videojogos tornaram esta forma de entretenimento um alvo fácil por parte de pais e educadores que buscavam explicações para comportamentos agressivos ou antissociais por parte das crianças.

Usados muitas vezes como bode-expiatório, os videojogos podem vir a deixar de ser vistos como uma séria influência no comportamento das crianças, com um estudo a ter confirmado que não são causa de comportamentos agressivos ou perda de empatia.

É esta a conclusão de uma investigação levada a cabo na Alemanha e que submeteu jogadores a ressonâncias magnéticas de modo verificar se a exposição a jogos tinha algum efeito no cérebro.

O estudo conclui que o cérebro de jogadores veteranos tem o mesmo tipo de resposta quando confrontado com imagens emocionalmente provocadores. Como conta o Mirror, a grande diferença desta investigação face a outros estudos prende-se com o foco em jogadores de longa data que, em teoria, teriam efeitos mais evidentes que jogadores mais novos.

“Esperamos que o estudo encoraje outros grupos de investigação a focar a sua atenção nos possíveis efeitos a longo prazo que os videojogos possam ter no comportamento humano”, apontou um dos responsáveis por este estudo, indicando que ainda há trabalho a fazer na área.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório