Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Buracos negros são ainda mais violentos do que se pensava

Os eventos cósmicos conhecidos como ‘Tidal Disruption Events’ são, afinal, mais frequentes do que seria de esperar.

Buracos negros são ainda mais violentos do que se pensava

No mês passado um grupo de investigadores publicou um estudo onde diz ter observado o consumo de uma estrela mais longo por parte de um buraco negro, com uma duração de dez anos. Este evento cósmico, de nome ‘Tidal Disruption Event’ é considerado extremamente raro mas, de acordo com um recente estudo, pode ser mais frequente do que se pensava.

O estudo da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, consistiu na observação de 15 galáxias e conclui que os buracos negros consomem estrelas cem vezes mais do que se pensava, sendo que foi observado um ‘Tidal Disruption Event’ em cada uma delas.

“As nossas descobertas surpreendentes mostram que o ritmo de ‘Tidal Disruption Events’ aumenta dramaticamente quando galáxias colidem umas com as outras. Isto poderá dever-se ao facto de que as colisões levam à formação de grandes números de estrelas nas imediações dos buracos negros gigantes no centro das galáxias quando estas se unem”, pode ler-se nas conclusões do estudo de um dos autores, Dr. James Mullaney.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório