Meteorologia

  • 17 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Criado primeiro relógio (inteligente) em braille

Há mais de 280 milhões de pessoas cegas em todo o mundo. Esta invenção pode melhorar a vida de muitas delas.

Criado primeiro relógio (inteligente) em braille

Para os mais de 285 milhões de pessoas no mundo que não conseguem ver o que os rodeia, alguém pensou em algo que lhes pode vir a mudar ou, pelo menos, melhorar consideravelmente a vida.

Trata-se do primeiro relógio inteligente em braille que, graças às quatro células dinâmicas que o compõem, dão a informação necessária e personalizada que o utilizador quer receber, como por exemplo escolher a velocidade com que os caracteres são atualizados.

Além disso, o relógio, criado Dot, pela pode conectar-se a um smartphone via Bluetooth e, através de aplicações como o Messenger ou o Google Maps, que podem ajudar o utilizador a enviar mensagens (ainda que curtas) para os seus contactos.

É de referir que, até agora, todas as invenções do género recorriam apenas ao som, algo que gerava algum desconforto entre os invisuais porque, se não quisessem usar phones para isolar o som daquilo que os rodeia, eram ‘obrigados’ a tornar a sua limitação pública.

Até agora, a Dot informa que este relógio está a ser desenvolvido há pelo menos três anos e que está para breve o lançamento dos primeiros 140 mil exemplares (um dos quais, garante a empresa, vai ser recebido pelo cantor Stevie Wonder). O custo deverá rondar os 320 dólares, cerca de 302 euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório