Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Um "problema invisível". Smarpthones são afetados por raios cósmicos

Nova investigação mostra que tempestades solares têm mais efeito nas comunicações terrestres do que se pensava.

Um "problema invisível". Smarpthones são afetados por raios cósmicos

Parece que o campo magnético da Terra não é suficiente para proteger os nossos sistemas tecnológicos das tempestades solares, diz uma investigação levada a cabo na Universidade Vanderbilt, EUA. De acordo com um dos engenheiros elétricos da equipa de investigação, Bharat Bhuva, “esta é um grande problema mas é invisível para o público”.

Como explica o Science Alert, quando um raio cósmico entra em contacto com o campo magnético da Terra são geradas uma série de partículas secundárias, partículas estas que entram em contacto com os nossos corpos a cada momento. Apesar de não interferirem com a nossa saúde, estas partículas interferem com os circuitos eletrónicos, alterando pedaços de dados armazenados na memória dos dispositivos.

Se por enquanto estas alterações e erros resultantes são mínimos, a equipa de Bhuva acredita que este será um problema maior à medida que os transístores se tornem mais pequenos, vulneráveis e em maior número. A investigação serve como forma de incentivar as fabricantes de componentes e de dispositivos eletrónicos a encontrar soluções que impeçam situações extremas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório