Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Notícias falsas? Facebook e Google sacodem 'água do capote'

As duas tecnológicas continuam a trabalhar no desenvolvimento de ferramentas que permitam combater o problema.

Notícias falsas? Facebook e Google sacodem 'água do capote'

O Facebook e a Google estão entre as tecnológicas que estão atualmente a trabalhar em formas de combater a disseminação de notícias falsas, um esforço que ambas as tecnológicas referem que não é da sua inteira responsabilidade. As duas tecnológicas fizeram-se representar no evento Code Media, onde representantes das empresas tornaram os seus pontos de vista bem claros.

“Estamos a esclarecer um ponto importante de não nos colocarmos na posição de decidir o que é ou não falsos. Não quero que as pessoas pensem que somos donos da verdade”, referiu o Vice-Presidente de Parcerias do Facebook, Dan Rose. O executivo notou também que a rede social pouco pode fazer se os seus utilizadores quiserem partilhar notícias duvidosas. “Se as pessoas quiserem partilhar notícias que foram sinalizadas pelos amigos, no final é decisão delas”, afirmou Rose.

Também marcou presença no evento Phillipp Schindler, executivo da Google que, apesar de garantir que a tecnológica de Mountain View está a trabalhar para combater a propagação de notícias falsas, não fugiu ao discurso feito pelo executivo do Facebook. “Temos de levar muito, muito a sério o problema das notícias falsas e pensar no que podemos fazer. As notícias falsas querem dizer coisas diferentes para diferentes pessoas e costuma ser muito difícil traçar uma linha, entre notícias falsas e mau jornalismo”, apontou Schindler.

A julgar pelas parcerias que têm sido feitas recentemente pelo Facebook, é de esperar que as duas tecnológica se venham a apoiar cada vez mais em empresas de media como forma de haver uma verificação de factos mais eficaz.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório