Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

CD Projekt Red: Como um (grande) jogo criou um novo gigante

A série 'The Witcher' já era popular em PC, mas apenas ao terceiro jogo foi atingido o estatuto de força global. O sucesso da mais recente aventura de 'Geralt of Rivia' nas consolas domésticas e nos computadores permitiu tornar a CD Projekt numa das maiores companhias da Polónia.

CD Projekt Red: Como um (grande) jogo criou um novo gigante
Notícias ao Minuto

10:38 - 14/02/17 por Bruno Mourão

Tech Mercado

Por vezes, basta um grande sucesso para mudar de vida e assumir um estatuto até então impensável. No mundo da música, os 'one hit wonders' são a face mais volátil desta tendência, mas há muitos artistas que aproveitam o primeiro grande êxito para construir uma carreira de sucesso. 

No mundo dos videojogos, os 'one hit wonders' também existem, mas a quantidade de tempo, esforço e dinheiro investidos raramente permite que o talento não seja o fator diferenciador e faz com que o sucesso seja, na maior parte dos casos, sustentado. 

No caso da CD Projekt Red, os dois primeiros jogos da saga 'The Witcher' já tinham sido a indicação da capacidade para criar experiências diferenciadoras e mundos aliciantes para os jogadores, mas apenas com 'The Witcher III: Wild Hunt' a produtora polaca deu o salto para um patamar de reconhecimento global. A terceira aventura de 'Geralt of Rivia' foi aclamada pela crítica e as expansões não ficaram atrás, permitindo que a produtora desse um salto na bolsa nos últimos dois anos, tornando-se uma das empresas mais valiosas da Polónia. 

Segundo a PC Gamer, a CD Projekt Red vale agora cerca de 6,6 mil milhões de zlotys polacos (1,53 mil milhões de euros) na bolsa da Polónia, uma valorização que torna a produtora mais valiosa, por exemplo do que a holding energética Tauron Polska, que detém várias participações em empresas de produção de energia e emprega cerca de 25 mil pessoas. Em comparação, a CD Projekt tem cerca de 500 trabalhadores. 

A empresa de produção de videojogos aproveitou a popularidade da série 'The Witcher' para lançar um jogo de cartas online inspirado no universo da própria série e que ganhou vida própria através de 'The Witcher III'. Espera-se também ansiosamente o novo projeto da empresa: 'Cyberpunk 2077' já está em desenvolvimento, mas ainda não tem data de lançamento prevista.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório