Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

O 'GPS europeu' tem um novo sistema de segurança

Investigadores da universidade belga de Lovaina criaram um sistema de segurança informática para proteger os satélites usados no sistema de navegação europeu Galileu, impedindo que 'hackers' emitam sinais falsos.

O 'GPS europeu' tem um novo sistema de segurança
Notícias ao Minuto

15:46 - 10/02/17 por Lusa

Tech Investigação

Lovaina, Bélgica, 10 fev - Investigadores da universidade belga de Lovaina criaram um sistema de segurança informática para proteger os satélites usados no sistema de navegação europeu Galileu, impedindo que 'hackers' emitam sinais falsos.

O método inclui selos eletrónicos semelhantes aos usados nos serviços bancários pela Internet e destinam-se a impedir que piratas informáticos possam enviar sinais falsos que "enganam" os satélites em que se baseia o sistema de navegação que permite determinar a localização.

Vincent Rijmen e Tomer Ashur, do departamento de Engenharia Eletrotécnica da universidade afirmam que o sistema ainda tem que ser testado e validado antes de estar disponível.

"O serviço de autenticação deverá estar disponível em vários satélites do Galileu em 2018", afirmou Rijmen, que estima que "em 2020 estará completamente operacional", à altura da entrada em funcionamento completo do sistema Galileu.

Para usar este sistema de segurança, será preciso "um recetor especial para os sinais do Galileu capaz de verificar os selos eletrónicos", aparelhos que estão a ser desenvolvidos, adiantou.

O Galileu, atualmente numa fase preliminar, destina-se a ser uma alternativa europeia a outros sistemas de navegação, como o GPS, de origem norte-americana, e na sua versão final utilizará 24 satélites em rede para funcionar.

APN // JPF

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório