Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Dia de Internet Segura: Sete dicas para se proteger online

Nem tudo está dependente de proteções contra software malicioso e de ferramentas antivírus. A postura também é importante.

Dia de Internet Segura: Sete dicas para se proteger online

Hoje é Dia Internacial de Internet Segura e uma boa ocasião para que cada um de nós avalie a forma como está online, nomeadamente a nível de postura, atitudes e a forma como encaramos os outros internautas.

Como refere a BBC, a internet é um local fantástico para trocar experiências, encontrar coisas divertidas para fazer e até para ser criativo. Como qualquer outra ferramenta, o valor da internet depende inteiramente da forma como decida tirar partido dela e como a encara. Em baixo pode encontrar dicas que o ajudarão a aproveitar melhor o espaço digital.

E lembre-se: antes de criticarmos os outros devemos sempre olhar para nós.

Amizades online

A amizade nunca deve existir num plano somente digital. Deve sim ser uma extensão da sua amizade offline. Por exemplo, combine um café com pessoas com quem costuma falar offline e convide para jogar online colegas e amigos com quem costuma passar tempo fora de casa.

Seja respeitador

Não publique fotografias que os seus amigos possam não gostar sem lhes perguntar primeiro. Pense se uma publicação sua pode ser mal interpretada por alguém. Estar online não é muito diferente que estar na praça pública. Todos conseguem ver o que faz. Na sequência disto... 

Pegada digital, ela existe

Tenha sempre presente que tudo o que faz pode ser conhecido por outros. Isto significa que uma fotografia de uma noite de ‘descontração’ com amigos pode ser mal vista dependendo da sua área profissional. Além disso, uma fez publicada na internet, uma fotografia poderá ficar sempre lá.

Saiba com quem fala

A internet é um espaço excelente para conhecer novas pessoas e comunicar. Porém, da mesma forma que não falaria com um desconhecido qualquer na rua, também não o deve fazer na internet. Da mesma forma, não esteja disposto a encontrar-se alguém que conheceu através da internet de ânimo leve.

Proteja a sua identidade

Informações pessoais como morada, local de trabalho, instituição de ensino, número de telefone, palavras-passe, e-mails,… se tiver dúvidas se deve revelar ou não, evite fazê-lo. Poupará dores de cabeça futuras.

Nem sempre é vida real

Costuma ficar deprimido a navegar pelas redes sociais? As viagens dos seus amigos, a ida ao ginásio, os jantares de grupo dos outros podem e os concertos a que vão podem fazê-lo pensar que não está a aproveitar a vida. Se se identifica com este sentimento, deixe de pensar assim. As fotografias selecionadas para as redes sociais são, normalmente, pontos altos, e são as mais ‘bonitas’ que foram tiradas. Não servem de termo de comparação e não representam a vida real dos autores.

O segredo está no equilíbrio

Tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Alimentação, exercício físico, amizades, trabalho e também a internet. Enquanto ferramenta e recurso, a internet é fantástica e sem ela as nossas vidas seriam (muito) diferentes. Porém, nada de bom tirará se ‘enfiar a cabeça’ no mundo digital e esquecer-se do que o rodeia. Regule a utilização de internet e a sua vida beneficiará com isso.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório