Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Há uma geração de poetas digitais a "formar-se aos poucos" em Portugal

O docente Rui Torres, criador do Arquivo da Literatura Experimental Portuguesa, realça que há uma geração de poetas digitais "a formar-se aos poucos" no país, onde a programação, realidade virtual ou redes sociais se misturam com a criação artística.

Há uma geração de poetas digitais a "formar-se aos poucos" em Portugal
Notícias ao Minuto

11:23 - 04/02/17 por Lusa

Tech Realidade virtual

Os que existem contam-se "pelos dedos de duas mãos", mas "há uma geração a formar-se aos poucos. É um processo em construção e Portugal está muito bem situado, muito por culpa do trabalho de Pedro Barbosa", que realizou as suas primeiras experiências de literatura cibernética em 1976, disse à agência Lusa Rui Torres.

O Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa (PO.EX), apesar de ter deixado de receber financiamento, continua a ser ampliado num "trabalho a meio" entre a Universidade Fernando Pessoa, no Porto, e a Universidade de Coimbra, reunindo mais de 6.000 ficheiros de áudio, vídeo e imagem de poesia experimental, contando com trabalhos de Ana Hatherly, António Aragão e E. M. de Melo e Castro, entre outros.

No entanto, se se procura recuperar o que está para trás, o projeto tem essencialmente "olho aberto para as novas práticas textuais da literatura eletrónica", sublinha Rui Torres, que hoje, às 17:30, apresenta no Salão Brazil, em Coimbra, a terceira e última sessão de "Arquivo vivo é Anarquivo!", uma remistura audiovisual das obras presentes no PO.EX.

"Estes jovens de Coimbra e do Porto que cresceram já com conhecimento de poesia experimental portuguesa fazem literatura eletrónica a partir de novos meios", frisa o poeta e docente da Universidade Fernando Pessoa.

Na literatura eletrónica, o computador é utilizado "como ferramenta criativa", não uma calculadora, onde é aproveitada a "facilidade de interação", o multimédia e a própria programação "no sentido de poesia generativa".

Todavia, os poemas surgem de um trabalho que alia a programação ao "cuidado e sensibilidade poética. Não é fogo-de-artifício de utilizar a tecnologia sem conteúdo", nota.

A escassa presença da poesia digital é explicada pela "incapacidade e desconhecimento dos próprios poetas", que, "ao enfrentarem a máquina, não conseguem desenvolver os mecanismos adequados", refere Rui Torres, sublinhando que já o poeta Herberto Helder imaginava em "A Máquina de Emaranhar Paisagens" o que seria "um computador a combinar fragmentos" de diferentes obras.

O docente recorda como a poesia dialogou com as dimensões dos 'mass media' nos anos 1960, nomeadamente a publicidade ou a televisão, sendo que hoje "a nova poesia experimental tem de lidar com Facebook e Twitter", com a programação ou com a realidade virtual.

"Há uma dimensão de interação e trabalho modelar que pode e deve ser aproveitada para a própria literatura", sublinha Rui Torres, que encontra nesta poesia um potencial também pedagógico junto das crianças.

De acordo com o especialista, "há uma comunidade a crescer em todo o mundo". Sinal disso mesmo são as submissões de pessoas de 38 países diferentes para a conferência e festival sobre literatura eletrónica que se vai realizar no Porto, em julho.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório