Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

A nossa galáxia está a ser puxada por uma força misteriosa

Nova investigação indica que a Via Láctea está a ser atraída por um conjunto de outras galáxias a 750 milhões de anos-luz.

Notícias ao Minuto

08:11 - 01/02/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Gravidade

Há cerca de 30 anos que se sabe que o Universo está em expansão mas, para além deste fenómeno, a nossa galáxia está a ‘viajar’ pelo universo graças a uma força de nome Dipole Repeller com origem num ponto com localização desconhecida. Os investigadores acreditam que o responsável é conjunto de outras galáxias localizado a 750 milhões de anos-luz, conta ao CNN.

Esta é a conclusão de uma nova investigação levada a cabo pelo Instituto de Astronomia de Honolulu, no Havai, e que indica que para além do movimento de expansão as galáxias estão também a “experienciar puxões gravitacionais dos seus vizinhos que causam movimentos desviantes”, diz um dos autores do estudo, Brent Tully.

“O nosso Sistema Solar é uma pequena parte de uma galáxia a que chamamos Via Láctea. À medida que a nossa galáxia participa num movimento, vamos acompanhados”, aponta Tully. Para mostrar a forma como o Dipole Repeller está a influenciar o movimento das galáxias, a equipa de Tully criou um mapa 3D, o qual pode encontrar acima.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório