Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cientistas querem protegê-lo de notícias falsas com uma ‘vacina’

O método passa por expor falsa informação para mostrar o tipo de notícias falsas que podem ser encontradas.

Cientistas querem protegê-lo de notícias falsas com uma ‘vacina’

Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge está a trabalhar numa forma de combater notícias falsas, criando uma ‘vacina’ que atue sobre o psicológico dos internautas de forma que estes fiquem protegidos de desinformação que é disseminada nas redes sociais.

“Desinformação pode ser pegajosa, espalhando-se e multiplicando-se como um vírus. Queríamos ver se conseguíamos encontrar uma ‘vacina’ ao expor previamente as pessoas ao tipo de desinformação que poderiam experienciar. Um aviso que ajudasse a preservar os factos”, contou um dos investigadores, Sander van der Linden, de acordo com o Science Alert.

Na experiência conduzida por este grupo de investigadores tomaram parte dois mil residentes nos EUA. Enquanto parte foi exposta a informação factual, à outra apenas foi mostrada informação incorreta, um método que permitiu aos investigadores perceber o efeito convincente de notícias falsas. Mais ainda, a equipa de investigadores apercebeu-se que, quando expostas a informação falsa, a maioria das pessoas regressa a um estado de indecisão mesmo quando já foi exposta a informação correta.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório