Cientistas querem protegê-lo de notícias falsas com uma ‘vacina’

O método passa por expor falsa informação para mostrar o tipo de notícias falsas que podem ser encontradas.

Notícia

© iStock

Miguel Patinha Dias
28/01/2017 06:05 ‧ 28/01/2017 por Miguel Patinha Dias

Tech

Desinformação

Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge está a trabalhar numa forma de combater notícias falsas, criando uma ‘vacina’ que atue sobre o psicológico dos internautas de forma que estes fiquem protegidos de desinformação que é disseminada nas redes sociais.

“Desinformação pode ser pegajosa, espalhando-se e multiplicando-se como um vírus. Queríamos ver se conseguíamos encontrar uma ‘vacina’ ao expor previamente as pessoas ao tipo de desinformação que poderiam experienciar. Um aviso que ajudasse a preservar os factos”, contou um dos investigadores, Sander van der Linden, de acordo com o Science Alert.

Na experiência conduzida por este grupo de investigadores tomaram parte dois mil residentes nos EUA. Enquanto parte foi exposta a informação factual, à outra apenas foi mostrada informação incorreta, um método que permitiu aos investigadores perceber o efeito convincente de notícias falsas. Mais ainda, a equipa de investigadores apercebeu-se que, quando expostas a informação falsa, a maioria das pessoas regressa a um estado de indecisão mesmo quando já foi exposta a informação correta.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas