Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Se receber esta mensagem o iPhone deixará de funcionar

Trata-se de um novo bug que está a afetar não só os iPhone, como também os iPad.

Notícias ao Minuto

20:05 - 19/01/17 por Patrícia Martins Carvalho

Tech Bug

Apesar de os sistemas de segurança cada vez mais avançados dos sistemas operativos dos computadores, smatphones ou tablets, a verdade é que são sempre encontradas falhas que permitem aos mais entendidos na matéria provocar estragos aos mais leigos.

Por norma, para um dispositivo ser afetado é necessário abrir uma mensagem, um ficheiro ou clicar em algo. Mas este novo bug não necessita de qualquer interação para espalhar o pânico.

Segundo conta o jornal britânico The Guardian, ao receber, num qualquer dispositivo da Apple, uma mensagem que contenha o emoji de um arco-íris, de uma bandeira branca, um zero e um caractere escondido é sinal de que o seu dispositivo será infetado.

O pior é que não precisa sequer de abrir a mensagem. A partir do momento em que a recebe, o seu iPad ou iPhone deixará automaticamente de funcionar.

O mesmo jornal confirmou que este bug só afeta os iOS a partir da versão 10.

O programador francês Vincent Desmurs, que garante ter sido ele a descobrir este bug, explica que isto acontece porque o iPhone tenta juntar a bandeira branca e o zero num só emoji.

Este problema não é transmitido apenas por mensagem escrita. Se os caracteres acima referidos estiverem na descrição de um contacto e esse contacto lhe for enviado via iMessage, o resultado final é o mesmo.

Ainda de acordo com o noticiado pelo The Guardian, há utilizadores que garantem que os iPhone voltaram a ser desbloqueados ao fim de algum tempo, outros dizem ter pedido a ajuda da Siri e outros garantem ter sido necessário fazer um reboot ao dispositivo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório