Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Japão aborta lançamento do rocket mais pequeno do mundo

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) lançou hoje um mini rocket de baixo custo, considerado o mais pequeno do mundo capaz de pôr um satélite em órbita, mas teve de abortar a operação por motivos técnicos.

Japão aborta lançamento do rocket mais pequeno do mundo
Notícias ao Minuto

10:00 - 15/01/17 por Lusa

Tech JAXA

O lançamento do rocket de 52 centímetros de diâmetro e menos de 10 metros de altura aconteceu às 08h33 (11h33 de sábado em Lisboa) a partir do Centro Espacial de Uchinoura, na prefeitura de Kagoshima, mas minutos depois foi decidido não ativar a segunda etapa do voo por não receberem informação da aeronave.

O rocket de três etapas, que transportava consigo um míni satélite de observação da superfície terrestre, é uma versão melhorada do modelo de duas etapas SS-520 da JAXA, e o seu lançamento custa um décimo do de um convencional.

A produção e custo do lançamento deste novo veículo, um projeto liderado pela JAXA mas que implica empresas privadas como a Canon, foram estimados em cerca de 500 milhões de ienes (cerca de quatro milhões de euros), segundo a agência Kyodo.

Com um tamanho cinco vezes menor que um convencional, o rocket está desenhado para pôr em órbita satélites com até quatro quilos a uma altitude até 2.000 quilómetros.

A agência espacial japonesa tinha previsto realizar um primeiro lançamento na passada quarta-feira mas teve de o adiar por motivos meteorológicos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório