Não partilhe o bilhete de avião no Instagram. É um risco de segurança

Graças a uma hashtag específica é possível encontrar facilmente fotografias com bilhetes de avião e seis números que oferecem toda a informação necessária.

© iStock
Tech Dados

Se é daquelas pessoas que não consegue conter o entusiasmo antes de uma viagem e tira fotografia ao bilhete de avião para a partilhar no Instagram com recheio das mais variadas hashtags é altura de parar. A partir dessa fotografia há quem consiga ficar a saber mais sobre do si do que seria desejável, incluindo dados de cartão de crédito.

PUB

Mas como? Foi demonstrado em palco durante o evento Chaos Computer Club que, através da hashatag #boardingpass no Instagram é possível encontrar facilmente fotografias com vários bilhetes de avião. Estes bilhetes contêm seis números que, uma vez introduzidos no site da companhia aérea, oferecem a qualquer estranho informações sobre si – entre as quais detalhes de cartão de crédito – e permitem ainda agendar voos sem qualquer problema.

Não há relatos que este método esteja a ser utilizado mas, ainda assim, mostra bem que os internautas nem sempre têm em mente a sua segurança e privacidade. Para além disso, o método indica que as companhias aéreas têm trabalho a fazer no que diz respeito ao seu sistema de bilhetes, que deveria ser capaz de lidar com vulnerabilidades deste tipo.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser