Noruega já começou a encerrar sinal por rádio

As estações de rádio passarão a existir exclusivamente em canais digitais. É de esperar que mais países sigam o mesmo caminho no futuro.

© iSTock
Tech Comunicação

O dia de hoje fica marcado pelo encerramento do sinal de rádio na Noruega, o primeiro país do mundo a fazê-lo. Conta o Financial Times que o processo começará em Bodo, uma cidade a norte do país, e que ao longo do ano mais cidades e regiões sigam as ‘pisadas’. É esperado que os sinais de rádio estejam encerrados até ao final de 2017.

PUB

A intenção da Noruega é eliminar completamente o sinal por rádio, tornando o digital o único a ser utilizado no país. A justificação dada pelo Ministro da Cultura do país é que a manutenção do antigo formato se tenha tornado demasiado cara para continuar a suportar. Recorde-se que a Noruega tem mantido a transmissão radiofónica e digital desde 1995.

“A Noruega é um país particularmente mau para testar uma vez que temos impostos altos em carros e, portanto, tantos carros antigos. Está contra o ADN das pessoas pagar por rádio. Por isso é que resistiram a isso”, contou um professor de processamento de sinal da Universidade de Oslo, Sverre Holm, ao Financial Times.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser