Noruega já começou a encerrar sinal por rádio

As estações de rádio passarão a existir exclusivamente em canais digitais. É de esperar que mais países sigam o mesmo caminho no futuro.

© iSTock
Tech Comunicação

O dia de hoje fica marcado pelo encerramento do sinal de rádio na Noruega, o primeiro país do mundo a fazê-lo. Conta o Financial Times que o processo começará em Bodo, uma cidade a norte do país, e que ao longo do ano mais cidades e regiões sigam as ‘pisadas’. É esperado que os sinais de rádio estejam encerrados até ao final de 2017.

PUB

A intenção da Noruega é eliminar completamente o sinal por rádio, tornando o digital o único a ser utilizado no país. A justificação dada pelo Ministro da Cultura do país é que a manutenção do antigo formato se tenha tornado demasiado cara para continuar a suportar. Recorde-se que a Noruega tem mantido a transmissão radiofónica e digital desde 1995.

“A Noruega é um país particularmente mau para testar uma vez que temos impostos altos em carros e, portanto, tantos carros antigos. Está contra o ADN das pessoas pagar por rádio. Por isso é que resistiram a isso”, contou um professor de processamento de sinal da Universidade de Oslo, Sverre Holm, ao Financial Times.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a saber todas as novidades de Tech

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser