Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

A realidade virtual não tem de ser desagradável. Saiba como não enjoar

Ainda que não seja 100% garantido, há certas coisas que pode fazer para ajudar o seu corpo a habituar-se a esta tecnologia.

A realidade virtual não tem de ser desagradável. Saiba como não enjoar

Mesmo que as principais empresas tecnológicas estejam a investir fortemente na realidade virtual isso não quer dizer que o público esteja preparado para perceber conteúdos neste formato. O motivo prende-se com o facto de muitas pessoas sentirem sensação de enjoo com determinadas experiências.

Estas experiências desagradáveis podem ter o efeito a longo prazo de deitar por terra qualquer hipótese dessas pessoas voltarem a experimentar óculos de realidade virtual. Acredite ou não, a verdade é que pode treinar a sua tolerância a este tipo de experiências, entrando assim gradualmente à medida que o seu corpo se torna mais tolerante.

Em baixo pode encontrar os passos que, de acordo com o LifeWire o ajudarão a tornar-se mais tolerante à realidade virtual.

Comece com experiências de realidade virtual sentado

Se enjoa quando experimenta óculos de realidade virtual poderá querer começar com experiências que não recorram ao movimento do seu avatar virtual. Evitar simuladores de aviação ou condução poderá ser a opção mais correta.

Ative opções de conforto

Há determinadas experiências de realidade virtual que têm esta opção, permitindo-lhe ativar pontos no ecrã que servem de ‘bengala visual’ para evitar que enjoe com o movimento. Procure esta opção e não deixe a utilizar.

Certifique-se que o seu computador é compatível

Um computador que não seja poderoso o suficiente para óculos de realidade virtual poderá oferecer experiências aquém do desejado. Isto significa grandes quedas de framerate e lag, o que poderá contribuir para sensações de enjoo.

Aumente gradualmente o tempo de exposição à realidade virtual

Assim que perceba que está a ficar habituado a realidade virtual não se impeça de aumentar o tempo de exposição. Como qualquer treino, o objetivo é ser capaz de aguentar ‘cargas’ cada vez maiores, pelo que é apenas uma questão de tempo e paciência até ser capaz de aguentar sessões inteiras sem problemas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório