Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Empresa substituiu trabalhadores por robots... já este mês

Uma empresa de seguros está disposta a gastar 1,6 milhões de euros para instalar o sistema de inteligência artificial da IBM, o Watson Explorer.

Empresa substituiu trabalhadores por robots... já este mês
Notícias ao Minuto

06:30 - 04/01/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Japão

A empresa de seguros de vida japonesa Fukoku Mutual Life Insurance está pronta para despedir 34 dos seus trabalhadores e substituí-los pelo sistema de inteligência artificial da IBM, o Watson Explorer. A mudança será já neste mês de janeiro.

Ao todo será necessário o equivalente a 1,6 milhões de euros para instalar o sistema, sendo necessários mais 123 mil euros anuais para a manutenção do sistema. Ao todo, a empresa japonesa poupará cerca de um milhão por ano em salários com esta substituição pelo sistema da IBM, esperando também aumentar a produção em 30%, pode ler-se no Quartz.

Quando se discute a substituição da força laboral por robots, inteligências artificiais ou sistema automatizados é costume pensar-se que isto apenas acontecerá a longo prazo. O facto desta empresa japonesa estar a fazer esta mudança no início de 2017 atesta para a ideia que os humanos deixarão de fazer parte de algumas áreas profissionais.

“Quase todos os trabalhos têm elementos que – pelo futuro previsível – não conseguirão ser feitos por computadores. Ainda assim, temos de admitir que há alguns trabalhos com base de conhecimento que simplesmente sucumbirão à ascensão dos robots”, escreve o Hardvard Business Review, precisamente a propósito da ocupação de postos de trabalho por robots.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório