Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Queda de asteroide no mar resultaria em ondas com quilómetros de altura

Um grupo de cientistas criou simulações para responder à questão de qual seria o resultado da queda de um asteroide no mar.

Tendo em conta que a maior parte da superfície terrestre está coberta de água há uma alta probabilidade de um asteroide cair no mar, pelo que um grupo de cientistas do Laboratório Nacional de Los Alamos, nos EUA, quis responder à questão do que acontecia se um asteroide caísse no mar e se a humanidade estaria em perigo.

Para tal, a equipa criou uma série de simulações 3D com o objetivo de criar vários cenários verosímeis. Com esta informação, a equipa verificou que o perigo para as cidades está inteiramente dependente da proximidade do impacto da costa, pelo que não seria esperado que as ondas resultantes de propagassem por muitos quilómetros.

Ainda assim, a equipa constatou que um impacto deste tipo poderia gerar ondas com vários quilómetros de altura, o que as tornaria um perigo apenas para quem se encontrasse nas imediações. Refere ainda o Science Alert que o vapor de água resultante desta queda também ficaria alojado na atmosfera terrestre durante meses, possivelmente até anos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório