Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Cientistas conseguiram reverter efeitos do envelhecimento

O feito foi alcançado em ratos que tiveram as células reprogramadas.

Cientistas conseguiram reverter efeitos do envelhecimento

Cientistas pertencentes ao Instituto Salk para Estudos de Biologia conseguiram reprogramar células de ratos para reverter os efeitos do envelhecimento, fazendo com células de pele regressam a um estado quase embrionário.

Os ratos em que a técnica foi aplicada sofriam de um envelhecimento prematura, sendo que a partir do momento que tiveram as suas células reprogramadas, conseguirão viver mais 30 anos do que seria de esperar inicialmente. A técnica baseia-se no trabalho de 2006 do investigador japonês Shinya Yamanaka, com o regresso a estado embrionário da pele de organismos vivos a ser bem sucedido mas, todavia, a resultar também no crescimento de células cancerígenas e outras complicações.

A equipa do Instituto Salk conseguiu adaptar a técnica de Yamanaka e fazer uma reprogramação parcial das células, o que resultou em versões mais novas da mesma pele. Como refere o The New York Times, a equipa está entusiasmada com a descoberta mas, por agora, ainda não saiu do campo das hipóteses.

“Obviamente, os ratos não são humanos e sabemos que é muito mais complexo rejuvenescer uma pessoa. Mas este estudo mostra que o envelhecimento é um processo muito dinâmico e plástico e portanto será mais acessível a intervenções terapêuticas do que era antecipado”, contou um dos investigadores, Izpisua Belmonte.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório