Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal e Macau querem levar startups europeias para a China

Portugal e Macau querem levar 'startups' europeias para a China, disse hoje o secretário para a Economia e Finanças da Região Administrativa Especial, Lionel Leong.

Portugal e Macau querem levar startups europeias para a China
Notícias ao Minuto

10:21 - 11/12/16 por Lusa

Tech Empresas

Lionel Leong esteve na semana passada em Lisboa, onde se reuniu com três secretários de Estado do Governo português, e disse hoje que Portugal e Macau "pretendem atrair mais empresas 'startups' da União Europeia, através de Portugal, no sentido de investirem na China interior via Macau", segundo um comunicado.

Além disso, querem "aproveitar a base destinada aos empreendedores" em Macau e os acordos assinados entre Macau e três áreas da Zona de Comércio Livre da província chinesa de Guangdong (adjacente à região) "para que os jovens de Macau e da China interior invistam juntos em Portugal e no resto dos países da União Europeia", lê-se no mesmo comunicado, que cita Lionel Leong.

Nos encontros em Lisboa, "as duas partes estudaram ainda a cooperação na área das exposições internacionais, como por exemplo o Web Summit Lisboa, onde participaram 60 mil pessoas".

Lionel Leong diz que Macau e Portugal "vão cooperar na exploração destas matérias na Ásia", mas que "ainda há muito trabalho por fazer pelas duas partes, incluindo melhorar as infraestruturas dos serviços de internet de Macau, a fim de estarem ao mesmo nível dos serviços internacionais".

Os secretários de Estado de Portugal e o governante de Macau analisaram também a possibilidade de entrada de produtos alimentares portugueses na China através do CEPA -- Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre o Interior da China e Macau, que prevê isenções de taxas aduaneiras.

Por sua vez, o Governo de Macau manifestou "o desejo" de que "Portugal possa também ponderar a entrada, de modo semelhante ao CEPA, no mercado português, dos produtos da China interior, processados parcialmente em Macau".

O comunicado hoje divulgado, que cita declarações de Lionel Leong a jornalistas, refere ainda que "as duas partes estão a analisar a integração, através de exposições anuais em Macau nas áreas de proteção ambiental e de automóveis, da tecnologia ambiental de Portugal na indústria da China".

Durante os dias em que esteve em Lisboa, entre 5 e 8 de dezembro, Lionel Leong reuniu-se com os secretários de Estado João Vasconcelos (Indústria), Paulo Ferreira (Comércio) e Jorge Costa Oliveira (Internacionalização).

A visita visou "implementar os trabalhos definidos" no "memorando de entendimento para a promoção do empreendedorismo e da cooperação económica e empresarial" entre Portugal e Macau, assinado em outubro, durante a quinta conferência interministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), segundo uma nota anterior.

Pequim atribuiu em 2003 a Macau o papel de ser a plataforma para a cooperação económica entre a China e os países lusófonos, tendo criado o Fórum Macau naquele ano.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório