Esta tatuagem eletrónica mede-lhe o 'pulso' ao coração e o tom da voz

Ainda não está à venda mas promete 'acompanhar' o seu coração bem de perto.

© Reprodução The Verge/Jeong Lab, University of Colorado Boulder
Tech Invenção

Uma equipa de investigadores da Universidade do Colorado acaba de criar um dispositivo curioso. Segundo o site The Verge, trata-se de uma "tatuagem eletrónica" que, uma vez fixada no corpo de quem a usar é capaz de captar tanto a voz como também monotorizar batimentos cardíacos.

PUB

Mais ainda: embora de tamanho bastante reduzido (pesa apenas 0,3 gramas e é mais pequena que uma moeda de um centavo de dólar) pode ser usado em conjunto com sistemas wireless para transmitir todas as informações via internet.

Esta tatuagem consegue registar praticamente tudo o que acontece no corpo humano, incluindo até abertura de válvulas do coração e o trabalho das cordas vocais.

O dispositivo ainda não está comercialmente disponível - está ainda em fase de testes - mas as suas potencialidades podem vir a ajudar médicos a monitorizar pacientes com patologias cardíacas ou servir para estudos sobre o sono (ouvindo o ressonar dos pacientes, por exemplo) ou ser aplicado em investigações que envolvam terapia da fala. 

Também os desportistas podem vir a usar esta tatuagem temporária para controlar o fluxo sanguíneo e contrações musculares.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS