Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Empresa portuguesa lança videojogo em defesa da água potável na Amazónia

Uma empresa da Lousã lançou hoje no mercado um videojogo no âmbito de um projeto que apoia o acesso de populações da Amazónia a água potável, patrocinado pelo músico irlandês Rea Garvey e pela atriz britânica Trudie Styler.

Empresa portuguesa lança videojogo em defesa da água potável na Amazónia
Notícias ao Minuto

15:32 - 15/11/16 por Lusa

Tech Lousã

A Insignio Labs, que criou o jogo didático "Water Heroes", pretende "consciencializar as pessoas para o valor da água" no mundo e financiar o projeto internacional ClearWater com metade das receitas da venda, disse hoje à agência Lusa o músico João Carlos Ramalheiro, diretor da empresa.

Designado "Water heroes -- A game for change" ("Heróis da água -- Um jogo para a mudança"), o novo produto da firma da Lousã, distrito de Coimbra, foi hoje lançado para as plataformas Android, iOS, Windows e Mac OS X.

"Criámos este videojogo para ajudar a população do Equador, que luta diariamente por água potável na Amazónia, numa zona cada vez mais poluída pela indústria do petróleo", disse João Carlos Ramalheiro, filho de emigrantes que viveram décadas na Alemanha, frisando que o jogo "é também divertido e envolvente".

Cada pessoa que compre o videojogo "está a ajudar o projeto ClearWater e a salvar vidas", já que 50% da receita será encaminhada para a obra cívica ClearWater, acrescentou.

Num vídeo de promoção, Rea Garvey surge hoje a demonstrar o funcionamento do jogo e a enaltecer os fins humanitários para que foi concebido por uma equipa de jovens criadores.

A iniciativa internacional Clearwater é também é apoiada pela Rainforest Foundation e pela Leonardo Di Caprio Foundation.

O projeto tem como objetivo principal fornecer filtros de água potável aos povos da Amazónia, na América do Sul, incluindo aos hospitais e escolas.

"No essencial, o Water Heroes é um jogo de 'puzzles' sobre poluição pelo petróleo, icebergues e quedas de água", afirmou João Carlos Ramalheiro à Lusa.

A água potável "é essencial para assegurar as condições básicas de vida dos habitantes do Equador, como também é necessária para o tratamento de pessoas doentes e para manter escolas operacionais", sublinhou o jovem empresário.

Nos últimos anos, a Insignio Labs produziu igualmente dois videojogos didáticos na área da educação musical para crianças: o "Flute Master" e o "Rhythmic Village".

Além do irlandês Rea Garvey, o projeto solidário ClearWater conta com a participação da atriz e realizadora de cinema Trudie Styler, casada com Sting.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório