Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Google travará notícias falsas. Facebook segue as pisadas

As tecnológicas prometem cortar receitas de publicidade a sites que ajudem a propagar notícias falsas.

Google travará notícias falsas. Facebook segue as pisadas

A Google comprometeu-se a dar luta à propagação de notícias falsas no seu motor de busca que possam ajudar a disseminar informação falsa. Horas depois, o Facebook uniu-se à tecnológica de Mountain View no mesmo objetivo.

O método de combate será o mesmo para as duas empresas tecnológicas, nomeadamente barrar esses sites e páginas da sua rede de anunciantes e cortar-lhes os rendimentos de publicidade. “Daqui para a frente restringiremos o aparecimento de anúncios em páginas que deturpem, exponham incorretamente ou ocultem informação sobre a publicação, conteúdo da publicação ou o propósito principal da propriedade de web”, referiu o porta-voz da Google em comunicado à Reuters.

Em declarações ao The Wall Street Journal, o Facebook confirmou que atualizou “a política para clarificar explicitamente que esta medida se aplica a notícias falsas”. “Aplicamos vigorosamente as nossas políticas e tomámos uma ação rápida contra sites e aplicações que estiverem a violá-la. A nossa equipa continuará a fiscalizar de perto todas as potenciais publicações e monitorizar as existentes para garantir conformidade”, pode ler-se no comunicado.

A reação das duas empresas tecnológicas surge depois de serem apontadas críticas pelos internautas à forma como as notícias falsas de propagam nas suas plataformas. As eleições presidenciais dos EUA da semana passada ajudaram a intensificar a onda de críticas, algo que deverá ter contribuído para esta reavaliação do posicionamento do Google e do Facebook.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório