Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Web Summit: "A Internet está a tornar-nos mais estúpidos?"

O comediante e ator britânico David Schneider esteve no Web Summit onde teceu considerações sobre o efeito das redes sociais no comportamento dos internautas.

Web Summit: "A Internet está a tornar-nos mais estúpidos?"
Notícias ao Minuto

07:04 - 10/11/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Eventos

No Web Summit têm lugar todo o tipo de conferências. Algumas procuram apresentar novos projetos, atualizar para o estado de outros ou debater temas relacionados com a mudança que a tecnologia opera na sociedade. David Schneider, ator e comediante, transportou o seu estilo acutilante para uma conferência que tinha precisamente o objetivo de levar os participantes no Web Summit a reflectir sobre o efeito das redes sociais na forma de pensar. “A Internet está a tornar-nos mais estúpidos?” foi a questão colocada por Schneider.

Muitos estariam inclinados a dar uma resposta direta, um ‘sim’ claro sem margem para dúvidas. Schneider concede, admitindo que o tipo de interacções e publicações superficiais entre os utilizadores torna justo pensar dessa forma. Para Schneider, é admirável que se consiga chegar a comunidades diferentes com um simples hashtag, debicando conhecimento com facilidade ainda que apenas superficialmente.

E se nos torna mesmo mais estúpidos? Pelo menos “permite-nos ser mais divertidos”.

Enquanto não será possível aprofundar questões de relevo ou discutir a fundo obras de literatura, as redes sociais polarizam opiniões e agrupam os internautas de acordo com as suas posições. “As pessoas estão cansadas de especialistas. Todos nos tornamos especialistas nas redes sociais. Os algoritmos agruparam-nos de acordo com os nossos interessantes em polos diferentes”, notou Schneider.

Apesar disso, nem tudo é mau. “A internet dá acesso a comunidades e a histórias muito humanas”, afirmou o anfitrião da conferência, passando a ‘rechear’ a sua afirmação com um conjunto de publicações no Twitter que fizeram rir (a bom rir) a audiência. Schneider foi confessou que esteve particularmente atento à ‘jornada’ de um homem numa casa de banho sem papel higiénico, com publicações que actualizaram os seus seguidores para os desenvolvimentos que se seguiram. “Senti-me bem e próximo desta pessoa que conseguiu papel para a casa de banho”, confessou.

Apesar do tom bem-disposto de Schneider, o orador não conseguiu deixar de transparecer alguma preocupação com a obsessão da sociedade atual com as redes sociais e com os smartphones. Seja a passear, na casa-de-banho (aqui toda a audiência levantou a mão para se juntar à ‘dor’ de Schneider) ou até a dormir, não há como deixar para trás o dispositivo móvel. “Até durmo a fazer conchinha com o meu telemóvel”, admitiu, meio envergonhado.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório