Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Surface e a importância da criatividade. Assim foi o evento da Microsoft

A tecnológica de Redmond revelou dois novos computadores pertencentes à sua linha Surface e ofereceu os primeiros detalhes sobre a próxima atualização do Windows 10.

Notícias ao Minuto

08:25 - 27/10/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Criadores

Todos os que assistiram ao evento de ontem da Microsoft (seja presencialmente ou online) puderam comprovar as ambições da tecnológica de Redmond para o futuro. Seja a partir do software com o Windows 10 seja com hardware via linha Surface, a Microsoft quer estar no centro da criação de conteúdos da realidade aumentada. Ou realidade mista, tendo em conta a forma como mistura a realidade virtual com o mundo à nossa volta. Mas vamos por partes.

A Microsoft abriu as ‘hostilidades’ com a nova grande atualização para o Windows 10, denominada ‘Creators Update’ e com lançamento previsto para a primavera de 2017. O nome denuncia o objetivo desta atualização, com a Microsoft a querer posicionar-se (ainda mais) como uma empresa que garante a produtividade de quem escolhe os seus produtos. Sendo o HoloLens uma das grandes apostas da Microsoft, a empresa quer garantir que os seus seguidores têm conteúdos suficientes para ver nesta nova realidade, com a atualização a ser composta por uma série de ferramentas que permitem a qualquer um criar conteúdos em 3D.

Seja com o Paint3D ou através da comunidade de partilha de conteúdos Remix3D, a Microsoft está também a atualizar as suas ferramentas do Office para serem compatíveis com estes novos conteúdos, demonstrando até em palco como funcionará tudo no PowerPoint. Naturalmente, a Microsoft não conta só consigo própria para este novo mundo de realidade mista, com fabricantes como a Lenovo, a Acer e a HP a prometerem uma ‘ajuda’ com os seus próprios óculos semelhantes ao HoloLens.

Mas não foi só na produtividade que a Microsoft se concentrou para o Windows 10. O ‘Creators Update’ também leva em conta os jogadores, nomeadamente os streamers e os espetadores. Através do serviço de streaming Beam, que passará a vir incorporado, a Microsoft quer oferecer uma ferramenta mais robusta e que permita uma maior interação entre quem transmite e quem assiste.

Os novos Surfaces

Depois do Windows 10 chegou a vez de anunciar os tão rumorados novos computadores. A ‘sede’ de novidades neste campo foi satisfeita por Panos Panay, o carismático líder de divisão de Dispositivos da Microsoft que, depois de ter falado um pouco da evolução da linha de produtos Surface, oficializou uma nova versão do Surface Book, o i7, que oferece um maior desempenho, autonomia e, no fundo, um melhor produto aos apreciadores da versão original.

Não desfazendo a qualidade do Surface Book i7, as atenções não tardaram a focar-se no segundo equipamento apresentado pela Microsoft, o Surface Studio (pode ver o vídeo de anúncio em cima). Este é o primeiro desktop de sempre da tecnológica de Redmond e dificilmente a impressão podia ter sido melhor. O fino ecrã LCD acompanhado pelas suas 28 polegadas tornam este elegante computador difícil de passar despercebido.

Panay levou grande parte do tempo a mostrar as formas como o Surface Studio pode ajudar os profissionais a serem mais produtivos, com o CEO da Madefire (empresa responsável pela criação de banda desenhada digital em movimento) a mostrar em palco uma sessão de trabalho com o Surface Studio. Este computador pretende introduzir ainda o Surface Dial, um acessório que oferecerá uma interação mais flexível e intuitiva com o Studio.

Por último, foi a vez de Satya Nadella, o CEO da Microsoft, fazer as últimas considerações sobre o futuro da tecnológica, enaltecendo a intenção de ajudar a criação de conteúdos em 3D e de implantar definitivamente as realidades mistas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório