Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Próxima atualização do Windows 10 já tem nome. Chega na primavera

No seu evento de hoje a Microsoft ofereceu detalhes sobre o ‘Creators Update’.

Próxima atualização do Windows 10 já tem nome. Chega na primavera
Notícias ao Minuto

15:13 - 26/10/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Eventos

A Microsoft aproveitou o seu evento de hoje para dar novos detalhes em relação à próxima atualização do Windows 10, o ‘Creators Update’, que terá como principal foco a criatividade dos developers.

A edição 3D será um dos focos desta atualização, uma vertente inspirada por ‘Minecraft’ e pela comunidade capaz de criar grandes quantidades de conteúdos originais. Com esta atualização, a Microsoft quer permitir que toda a gente crie conteúdos em 3D, facilitando também a partilha desses mesmos conteúdos.

A Microsoft demonstrou com recurso a vídeo a facilidade com que será possível criar conteúdos em 3D, independentemente da experiência do utilizador com este tipo de ferramentas. "3D é para todos", é este o lema da Microsoft para esta atualização, que promete "tornar o 3D tão simples como captar uma fotografia ou filmar ou vídeo". A Microsoft mostrou em palco a facilidade com que é possível 'retirar' do mundo real um objeto e transportá-lo para o mundo virtual, fazendo em scan total e esperando apenas alguns segundos para o software renderizar o objeto em 3D. A tecnológica confirmou que este software será compatível com qualquer smartphone.

Foi neste ponto que a Microsoft anunciou o Paint 3D, software que virá incluído juntamente com o 'Creators Update'. Pegando no objeto captado anteriormente, a Microsoft utilizou-o numa imagem editada, demonstrando a facilidade de utilização do novo Paint 3D. A utilização de objetos 3D também fica assegurada por uma parceria com a SketchUp, permitindo desfrutar da 'biblioteca' de objetos deste software.

O Paint 3D não é o único software da Microsoft que será alvo de mudanças com esta atualização, com ferramentas do Office a também usufruírem das criações da comunidade. Com o PowerPoint, por exemplo, poderá integrar objetos 3D nas suas apresentações, com o utilizador a ser capaz de editar transições e movimentações de objetos.

O HoloLens, os óculos de realidade aumentada da Microsoft, também será capaz de tirar partido destes objetos 3D, sendo até capaz de os visualizar a partir do navegador de internet Microsoft Edge. Com o HoloLens não será possível ver apenas conteúdos feitos por outro utilizadores, mas também pré-visualizar objetos com a intenção de comprar. Mobílias, por exemplo, poderão ser pré-visualizadas e posicionadas no local pretendido pelo utilizador do HoloLens.

Os óculos de realidade aumentada da Microsoft poderão também ser utilizados para 'viajar' com o HoloTour, uma aplicação que permitirá visitar locais distantes recorrendo a vídeos 360º disponíveis na internet. Mas o HoloLens não será o único dispositivo disponível para desfrutar destes conteúdos, com a Lenovo, a Acer, a HP, entre outras, também serão capazes de o fazer com dispositivos próprios que terão preços a partir dos 299 dólares (273 euros).

Videojogos para todos

O 'Creators Update' também estará preparado para streamers e jogadores eSports, com algumas funcionalidades exclusivas a pensar neste público. No que diz respeito ao streaming de conteúdos relacionados com jogos, a Microsoft fará uso do serviço Beam, que permitirá aos espetadores interagir muito mais com a transmissão do que simplesmente escrever comentários. Além disso, ficou também prometido uma latência mínima na publicação de comentários para uma comunicação mais fluida.

O Beam será integrado no Windows 10, dando a todos os utilizadores do sistema operativo a capacidade de ser um streamer de jogos. Juntamente com esta ferramenta de transmissão, os jogadores conseguirão criar torneios com recurso à Arena do serviço online Xbox Live.

O 'Creators Update' dará também direito à compatibilidade com Dolby Atmos na Xbox One S, oferecendo uma maior qualidade de som a filmes em 4K.

Prioridade para quem mais importa

A Microsoft pretende também aproximar cada utilizador das pessoas que mais importa na sua vida, facilitando a partilha de conteúdos entre utilizadores que sejam mais próximos.

"Nas vossas vidas colocam algumas pessoas primeiro. Agora o Windows 10 faz isso por vocês", afirmou a executiva da Microsoft em palco. Esta capacidade de partilha e comunicação mais fácil com quem está mais próximo será uma componente transversal a todas as novas funcionalidades do 'Creators Update', funcionalidade estas serão uma mais-valia quando a atualização for lançada na primavera.

[Notícia atualizada às 16:02]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório