Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Gigante tecnológica apela a uso de dados online para travar criminosos

O CEO da Alibaba, Jack Ma, apresentou o sistema de vigilância do filme ‘Minority Report’ como exemplo do que é possível alcançar.

Gigante tecnológica apela a uso de dados online para travar criminosos
Notícias ao Minuto

11:14 - 25/10/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Alibaba

Enquanto as empresas tecnológicas ocidentais procuram distanciar a sua imagem dos orgãos de poder, a gigante tecnológica chinesa Alibaba parece não ter os mesmos complexos. Num dos seus últimos discursos, o fundador e CEO da empresa, Jack Ma, apelou a que se usasse dados online para travar criminosos.

Ma aproveitou o mesmo discurso para explicar a ideia, indicando que se alguém comprasse pólvora através da plataforma online o ato poderia avisar a polícia para a intenção de levar a cargo determinadas atividades ilícitas, num sistema que Ma relacionou com o apresentado no filme ‘Minority Report’.

Como aponta o The Wall Street Journal, o discurso revela a disponibilidade da Alibaba em oferecer dados ao governo chinês sobre os seus utilizadores, uma prática que já está a reacender críticas e debates sobre a vigilância online. À publicação norte-americana a Alibaba referiu que não toma a iniciativa de fornecer dados dos seus utilizadores ao governo chinês, notando que o faz apenas quando estes são requisitados.

“Sem qualquer nível de transparência, vigilância ou limites claros, preocupo-me profundamente com os direitos dos cidadãos e com a possibilidade de abusarem desta tecnologia como simplesmente outra forma de identificar e monitorizar indivíduos chineses que tenham a audácia de não concordar com as figuras de autoridade”, disse à Bloomberg o investigador de tecnologia do Citizen Lab, Jason Ng.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório