Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ataque online de sexta-feira pode ser o primeiro de série de ofensivas

Especialistas temem que vulnerabilidades nos dispositivos da Internet of Things ajudem a impulsionar a eficácia destes ataques.

Ataque online de sexta-feira pode ser o primeiro de série de ofensivas

Na sexta-feira teve início um dos maiores ataques informáticos do passado recente, um que deixou alguns dos sites mais utilizados – entre os quais o Twitter, Spotify, Reddit, Netflix, entre outros – debilitados e inacessíveis. Enquanto ainda se desconhece a autoria do ataque, sabe-se que pode ter sido o início de uma série de ataques mais potentes.

Como conta o The Independent, o motivo está relacionado com a Internet of Things, dispositivos caseiros como câmaras e termostatos capazes de se ligarem à internet e que, desprovidos de atualizações de segurança regulares, podem tornar-se a base para hackers levarem a cabo ataques DDOS. Este tipo de ataque consiste no envio de vários pedidos de acesso, mais do que o servidor em que o site está alojado consegue aguentar, o que faz com que este fique ‘inundado’ e se torne inacessível.

Em conversa com a CNN, uma empresa chinesa responsável pelo desenvolvimento de tecnologia para dispositivos da Internet of Things, a XiongMai Technologies, admitiu que vulnerabilidades do seu software poderão ter estado na base do ataque de sexta-feira. Esta empresa avança também que um software malicioso, de nome ‘Mirai’, pode ter estado na origem do ataque.

“O Mirai é um grande desastre para a Internet of Things. Temos de admitir que os nossos produtos sofreram da invasão e uso ilegal por parte de hackers”, confessou um representante da XiongMai.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório