Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sonda europeia chocou contra a superfície de Marte e explodiu

Chaga assim ao fim a missão da Schiaparellia. Após sete meses de viagem, a sonda ficou destruída ao tentar aterrar no planeta vermelho.

Sonda europeia chocou contra a superfície de Marte e explodiu
Notícias ao Minuto

18:18 - 21/10/16 por Carolina Rico

Tech NASA

A sonda Schiaparellia chocou contra a superfície de Marte e explodiu, avança a Agência Espacial Europeia.

A sonda europeia acabou afinal por chegar à superfície de Marte, mas ficou destruída no impacto a mais de 300 km/h, velocidade muito superior ao previsto.

Já desde quarta-feira se esperava o desfecho infeliz, uma vez que os responsáveis pela missão não obtiveram a resposta esperada de uma aterragem bem-sucedida.

Um responsável citado pela agência France Presse disse que a ESA se apercebeu do destino final da nave graças a uma foto tirada pela sonda norte-americana MRO, que está a orbitar o planeta.

Para além de estudar o ‘planeta-vermelho’, a sonda Schiaparelli tinha também a intenção de testar o sistema de aterragem que alegadamente seria utilizado numa missão ExoMars de maior escala agendada para 2020.

Com o fracasso da missão europeia os Estados Unidos continuam a ser o únicos a conseguir aterrar em Marte engenhos funcionais.

Trata-se da segunda vez que a Europa tenta aterrar em solo marciano, depois de há 13 anos a sonda europeia Mars Express ter lançado uma mini-sonda Beagle 2, que nunca deu sinal de vida. 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório