Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Cientistas descobrem que buracos negros afinal podem ter "cabelo"

Um estudo de cientistas das universidades de Aveiro, Valência, Munique e México, demonstra que as perturbações em redor de um buraco negro, podem-lhe roubar parte da energia e fazer crescer 'cabelo', divulgou hoje fonte académica.

Cientistas descobrem que buracos negros afinal podem ter "cabelo"
Notícias ao Minuto

15:59 - 10/10/16 por Lusa

Tech Espaço

A descoberta, que a recente deteção das ondas gravitacionais torna testável, contraria a metáfora capilar do físico norte-americano John Wheeler que, em 1973, apontou que "os buracos negros não têm cabelo", querendo com isso dizer que, sobre os buracos negros, bastaria saber a respetiva massa e velocidade de rotação para os conhecer totalmente.

Carlos Herdeiro, físico da Universidade de Aveiro, que participou num estudo realizado em colaboração com cientistas da Universidade de Valência, do Max Planck Institute para a Astrofísica (Munique), e da Universidade Nacional Autónoma do México, advoga que, afinal, aos buracos negros pode crescer 'cabelo' e, com isso, adquirirem propriedades físicas muito distintas.

"A deteção das ondas gravitacionais torna extremamente pertinente reconsiderar este paradigma de simplicidade, que pode agora ser testado diretamente usando as ondas gravitacionais, que nos informarão sobre propriedades detetadas de buracos negros em sistemas binários ou perturbados", aponta Carlos Herdeiro.

Em 2014, Carlos Herdeiro e o investigador Eugen Radu do Departamento de Física da UA, obtiveram um resultado que surpreendeu a comunidade internacional, ao mostrar que, afinal, a teoria da Relatividade Geral possibilita a existência de buracos negros mais gerais, em que o 'cabelo' é um campo de partículas (escalares ou outras mais gerais), que existe em rotação síncrona com o buraco negro.

"A rotação síncrona cria um equilíbrio, e impede que o campo seja absorvido pelo buraco negro, ficando a flutuar eternamente em torno do horizonte de eventos, que constitui a fronteira do buraco negro", explica o especialista em Gravitação.

Num trabalho subsequente, os físicos do grupo de gravitação da UA mostraram ainda que este novo tipo de buracos negros pode ter propriedades observáveis muito diferentes do modelo convencional, nomeadamente as suas sombras.

No novo trabalho agora divulgado, os cientistas mostram que, dinamicamente, perturbações em redor de um buraco negro 'careca', podem roubar parte da energia do buraco negro e fazer crescer 'cabelo' em torno deste. O crescimento para, precisamente, quando o cabelo se torna síncrono com o buraco negro e portante se obtêm soluções do tipo das descobertas em 2014 pela equipa da UA.

Herdeiro explica que "a demonstração dinâmica de que o cabelo se pode formar em torno de um buraco negro ainda não é o final da história": nas simulações feitas agora pela equipa que envolveu várias universidades, entre as quais a de Aveiro, foi usado "um modelo simplificado para modelar os buracos negros astrofísicos em rotação" e, "embora o resultado seja sugestivo, a questão fundamental se o processo pode acontecer num ambiente astrofísico realista, ainda está em aberto".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório