Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ecossistema das startups, o "maior ponto fraco" luso no Web Summit

O antigo secretário de Estado Leonardo Mathias afirmou à Lusa que a Web Summit veio para Portugal devido a quatro fatores, entre eles as infraestruturas, e garantiu que o maior ponto fraco da candidatura era o ecossistema das 'startups'.

Ecossistema das startups,  o "maior ponto fraco" luso no Web Summit
Notícias ao Minuto

22:02 - 07/10/16 por Lusa

Tech Leonardo Mathias

"O maior ponto fraco, apesar daquilo que tem sido dito por membros do atual Governo, que me choca porque têm a obrigação de saber como é que foi ganho - este processo está todo documentado, não foi inventado por mim - (...) e membros de entidades que estão a trabalhar com a Web Summit" que a maior cimeira de tecnologias "veio para Portugal por causa do ecossistema português das 'startups'. Ora, esse era exatamente o nosso maior ponto fraco", disse, em entrevista à Lusa Leonardo Mathias.

O ex-secretário de Estado Adjunto e da Economia, que liderou a candidatura portuguesa, explicou que, "em termos de ecossistema daquilo que se chama cidade digital, Portugal está em 17.º na Europa" e no "documento da União Europeia 'EU Startups & Technology', Portugal está em 13.º".

Já em termos de conectividade das 'startups' e ligação a novas ideias, "Portugal está abaixo da média europeia, em 18.º", acrescentou.

"O nosso maior problema era que Amesterdão estava em segundo em todas estas áreas e Berlim estavam em terceiro", explicou.

Estas cidades estavam na corrida para a realização da maior cimeira de tecnologias do mundo, considerado como Davos da tecnologia.

"Nós temos um ecossistema interessante, embrionário, se tanto", apontou o antigo governante.

"Gostava de tornar claro que a Web Summit vem para Portugal não por causa do ecossistema de 'startups' que existe, mas apesar do sistema de capital de risco, de 'startups, de crescimento digital, que fique claro e que não haja a menor das dúvidas", sublinhou Leonardo Mathias.

"O segundo ponto fraco e que tínhamos uma resolução bastante difícil: não tínhamos voos diretos de São Francisco e de Los Angeles para Lisboa" e "para os organizadores era extremamente relevante porque essa comunidade de 'venture capital', de 'startups', de novas ideias é fundamental para alimentar toda a Web Summit" e torná-la "num evento verdadeiramente global e não um evento regional europeu ou do hemisfério Norte", disse.

O terceiro ponto fraco da candidatura de Lisboa era que Portugal "não tinha nenhum 'track record' [historial]".

Ou seja, "nunca tínhamos organizado, como país, um evento desta dimensão", disse, sendo que a comparação mais aproximada tinha sido o evento anual dos rotários, que juntou 25.000 pessoas num fim de semana e não tinham tantos requisitos de organização.

Perante isto, Leonardo Mathias, apoiado pela Agência para o Investimento e Comércio de Portugal (AICEP), Turismo de Portugal e Turismo de Lisboa, arregaçou as mangas e apresentou uma proposta com quatro pontos positivos.

"O ponto um foi e continua a ser as infraestruturas", disse, recordando a qualidade da infraestrutura que foi montada da FIL e do Meo/Arena, que considera extraordinária e única, bem como o facto de o aeroporto ser relativamente perto, haver transportes públicos e capacidade hoteleira.

"O ponto dois foi o que eu chamo a criatividade da nossa proposta na altura", afirmou.

"Era uma proposta de três anos, mais dois. As outras propostas [das outras cidades] eram propostas para um ano, demos sempre a noção de continuidade, da relevância que isso tem para eles como nós", salientou Leonardo Mathias.

Por outro lado, "todo o espírito da Web Summit é: Eu sei que vem o banqueiro no seu jato privado ou o bilionário do Facebook no seu jato privado que aluga todo o hotel Ritz, mas também quero no meu evento o tipo que vem de mochila, de comboio, ou que vem de Easyjet não sei de onde".

Por isso, "tenho de ter capacidade de acomodar o bilionário, mas eu quero acomodar o tipo que vem com o dinheiro contadinho, mas que se calhar a ideia dele é a melhor ideia e é aquele que vai mudar a mentalidade do mundo de negócios", explicou.

"Conseguimos garantir, ainda antes do evento se realizar, uma pré-reserva de 10 mil quartos, com controlo de inflação de preços a três anos. Foi um trabalho muito duro do Turismo de Portugal e do Turismo de Lisboa", acrescentou.

"Eles [organização] sentiram, e espero que esteja assim hoje em dia também, um apoio forte a nível de todo o governo, consegui sensibilizar todos os meus colegas, nomeadamente os colegas da Administração Interna, para a importância da Polícia de Segurança Pública, da Polícia Judiciária, do SEF, porque vão entrar 5.000 ou 7.000 americanos, o trânsito vai ser alterado, vai haver eventos, há VIP que nunca mais acabam", disse.

"Depois, com toda a modéstia, houve claramente uma empatia" com a equipa, acrescentou, citando temas propostos como a "noite das senhoras", o tema das escolas, envolvendo alunos do secundário e da faculdade, o tentar "procurar uma alternativa".

Por exemplo, "termos um vale, não sei se seguiu, para transportes públicos para quando os participantes chegassem".

As "infraestruturas, criatividade da proposta, uma empatia e uma base de confiança e, por último, não posso deixar de dizer, viram com bondade de haver uma estabilidade de equipa", uma vez que os organismos continuam a funcionar independentemente de quem está no Governo na altura, explicou, foram os quatro pontos fortes que trouxeram a Web Summit para a capital portuguesa.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório